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Juros altos e crédito mais restrito são as possíveis causas da queda das vendas em abril

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Alta dos juros e contenção de crédito afetaram varejo em abril

As medidas do governo de restrição de crédito e de aumento dos juros já começam a surtir efeito nas vendas do comércio, que interromperam, em abril, a tendência de alta em vigor desde maio do ano passado na comparação com o mês imediatamente anterior.

DEFICIT PÚBLICO ALTO NO BRASIL = inflação + impostos altos + juros altos + moeda sobrevalorizada, + entrada de capital especulativo. Onde vai nos levar esta fórmula econômica e política focada só na ciranda financeira do estado e em um projeto de poder e não nas pessoas e nas famílias? Charge: http://www.revistabcz.com

Vendas no varejo recuam após 11 meses de alta, aponta IBGE

“É apenas o primeiro resultado negativo. Temos de aguardar, mas juros mais altos e crédito mais restrito são as possíveis causas da queda das vendas em abril”, disse Reinaldo Pereira, economista do IBGE.

A queda de 0,2% de março para abril, diz, também reflete “o fantasma da inflação”, que elevou preços de muitos produtos e conteve o consumo. Foi a primeira retração desde abril de 2010 (-0,1%) e a maior desde março daquele ano (-0,7%).

Um exemplo do impacto de preços mais salgados é o setor de supermercados e d

emais lojas de alimentos e bebidas, cujas vendas caíram 0,2% de março para abril na esteira da alta dos alimentos.

Outro exemplo é o setor de vestuário. Nesse caso, as vendas recuaram 3,2% na comparação com março em razão de custos mais altos com o aumento do preço do algodão e reajustes por causa da nova coleção de inverno.

Apesar da freada em abril, diz Pereira, a manutenção do crescimento do emprego e da renda e preços baixos em alguns setores ainda asseguram um bom desempenho para o comércio.

Ele citou o caso do setor de móveis e eletrodomésticos, cujas vendas cresceram 1,7% de março para abril.

“O câmbio barateou muito os preços de eletroeletrônicos e estimulou as vendas. Além disso, a estabilidade do emprego faz o consumidor não se preocupar muito com os juros mais altos. O que ele vê é se a prestação cabe em seu orçamento.”

Já o crescimento de 10% em relação a abril de 2010 sofreu influência da Páscoa. É que o feriado ano passado caiu no final de abril e concentrou o consumo naquele mês. Em 2011, foi logo no início do mês, o que fez antecipou as compras para março.

Fonte:  www.folha.uol.com.br

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