Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

OCDE pede “saneamento drástico” das finanças públicas

leave a comment »

O (des)governo do Brasil infla os gastos públicos, inflaciona a moeda e aposta na especulação com super juros e assim penaliza o cidadão contribuinte e todos que querem investir, e quem paga a conta? Todos nós contribuintes que vemos o dinheiro dos impostos financiarem estes SUPER JUROS através da remuneração dos título do governo e que vemos a moeda ter menos poder de compra a cada dia. É vergonhoso ver um governo cujo o foco principal é o enriquecimento de seus sócios custe o que custar, mas sempre abusando dos direitos do contribuinte, dos cidadão que pagam impostos e dificultando a vida dos que produzem a riqueza do país com trabalho.

Para reduzir ou estabilizar suas dívidas, vários países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) terão que “sanear de maneira drástica suas finanças públicas e, em certos casos, os atuais programas não serão suficientes”, alertou o órgão em um relatório publicado nesta sexta-feira.

Comparando os gastos públicos em porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) antes e depois da crise, o relatório, intitulado “Panorama das administrações públicas”, mostra que a proporção dos gastos diminuiu 0,6 ponto como média nos países membros da OCDE entre 2000 e 2007. Em compensação, essa mesma proporção aumentou 4,9 pontos entre 2007 e 2009.

“Esse aumento reflete principalmente o aumento de gastos resultantes de medidas de apoio que tiveram de ser tomadas para assegurar a estabilidade do sistema financeiro e estimular a economia em resposta à crise”, afirma o texto.

Entre 2007 e 2009, os aumentos mais significativos dos gastos públicos foram os da Irlanda (12,1 pontos) e da Estônia (10,8).

A OCDE acha que “as finanças públicas de inúmeros estados estão numa trajetória insustentável”. “Com relação a 2010, uma melhoria de aproximadamente 4% do PIB como média será necessária para permitir uma simples estabilização da relação dívida/PIB em 2026”, considera a organização.

Fonte: http://www.terra.com.br

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

junho 24, 2011 às 11:13 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: