Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#Inadimplência do #consumidor tem maior nível em 9 anos

leave a comment »

Endividar as populações de renda mais baixa, com eletrodomésticos de linha branca e carros populares foi uma das política mais cruéis do DesGoverno Lula/Dilma. Não melhorou a vida destas pessoas mas lhe deu a "sensação" de estarem na classe média. Tem TV e carro, mas continuam com falta de saneamento, pavimentação, educação de qualidade, segurança e saúde. Claro que estas populações tem direito a uma vida melhor, mas não é via endividamento que se mudará esta situação, e sim com mais QUALIDADE DE VIDA de verdade, com empregos melhor remunerados e com mais condições de empreender e gerar renda. (Charge: nanihumor.com)

Inadimplência do consumidor tem maior nível em 9 anos

SÃO PAULO, 10 Jan (Reuters) – A inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou 21,5 por cento em 2011 na comparação com o ano anterior, o maior crescimento visto desde 2002, quando houve alta de 24,7 por cento, informou nesta terça-feira a Serasa Experian.

Se considerado apenas o último mês do ano, o indicador subiu 13,1 por cento ante dezembro de 2010, enquanto em relação a novembro houve queda de 2,5 por cento.

“O aumento da inflação, que reduziu o rendimento do trabalhador, e os juros ainda elevados afetaram a capacidade de pagamento do consumidor diante de um endividamento crescente em 2011”, afirmaram os economistas da entidade.
A Serasa acrescentou que este endividamento, de médio e longo prazos, se mantém desde 2010, quando as condições de crédito e orçamento do consumidor foram mais favoráveis do que em 2011.

O maior peso no índice veio das dívidas com bancos, cujo valor médio no ano passado foi de 1.302,12 reais. Na sequência ficaram as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços), com valor médio de 320,63 reais.

Embora o nível de inadimplência tenha avançado, os valores médios dos dois componentes diminuiu ano a ano, em 0,7 e 17,3 por cento, respectivamente.

Por outro lado, os títulos protestados responderam pelo maior aumento no valor médio das dívidas, de 16 por cento, para 1.372,86 reais, seguidos por cheques sem fundos, que tiveram valor médio de 1.359,19 reais, alta de 8,4 por cento sobre 2010.

Autor: Vivan Pereira – Reuters
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/01/inadimplencia-do-consumidor-tem-maior-nivel-em-9-anos-2.html

No discurso Dilma diz combater a miséria, mas na prática explora as classes assalariadas com os mais altos impostos do mundo, super juros e inflação. Remédios, roupas, transporte público, energia e telefonia são ALTAMENTE TRIBUTADOS. Ou seja, os gêneros de primeira necessidade são formas de cobrar altos impostos para o DesGoverno Dilma. Isto não é combater a miséria, e sim promovê-la. Dizer que houve migração para a classe C é puro marketing político. O que houve foi endividamento das famílias de baixa renda que agora tem dificuldade de pagar e estão em uma situação muito parecida ou pior do que antes. (Charge: http://padretelmofigueiredo.blogspot.com)

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

janeiro 10, 2012 às 12:30 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: