Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#Seca: produção nacional é atingida por quebra na safra do RS

leave a comment »

Esta foto é da seca de 2005 no rio Cacequi, Rio Grande do Sul. O problema de seca no RS vem se repetindo ano-a-ano, muito pouco é feito para prevenir. Muitas das patrolas dadas por Dilma mês passado estão paradas nos municípios que não tem sequer recursos para o combustível delas. Fazer açudes agora não adianta. Então como usar os 18 mi de reais que o Ministro da Agricultura já destinou para o RS? Não se sabe ao certo, pois falta PESQUISA & PLANEJAMENTO, falta ouvir os municípios e entender as realidades e diferentes necessidades em relação a esta seca. Deveriam já ter sido tomadas medidas de prevenção há muito tempo, e agora uma enorme quebra de safra bate a porta do Estado. A pior catátrofe no Brasil é justamente a da FALTA DE PESQUISA & PLANEJAMENTO. O que poderíamos esperar de um governo que nem sua casa consegue limpar e perde uma enorme energia abafando repetidos escândalos? A seca na verdade é consequência da falta de pesquisa sobre as necessidades de água de nossa agricultura. Água existe no Rio Grande do Sul, o que não existe é gestão das necessidades sobre a água. Mais um triste episódio do DesGoverno Dilma. O agronegócio gaúcho é um dos mais importantes setores da economia do Braisl, esta seca já impacta a produção nacional de grãos, será que o agronegócio não seria merecedor de um pouco mais de atenção? P.S.: Dilma não inventou a seca e não manda em São Pedro, realmente. Só que ela fica parada esperando São Pedro mandar no seu governo, coisa que ela mesma não consegue fazer direito, e a ordem dele foi seca no Sul e enchente no sudeste. Manda quem sabe e pode!

Estiagem afeta produção de grãos, diz Conab

Queda em relação a 2010/211 é de 2,8% e atinge em especial as culturas de milho, soja e arroz

A produção nacional de grãos da safra 2011/12 deve chegar a 158,433 milhões de toneladas, uma redução de 2,8% se comparada à safra anterior. A projeção é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi divulgada nesta terça-feira, 11 de janeiro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A queda foi atribuída à quebra de safra registrada até o dia 15 de dezembro no Sul e Mato Grosso do Sul, por conta da estiagem. Rio Grande do Sul é o estado mais atingido, seguido por Paraná, especialmente as regiões Nordeste, Noroeste, Oeste e parte do Sudeste, e Santa Catarina, no Oeste. No Mato Grosso do Sul, o Sudeste é o mais afetado pela seca. Comparativamente ao balanço de dezembro da safra brasileira de grãos, a retração foi de 0,4%, o equivalente a 600 mil toneladas de grãos a menos.

O resultado consta no quarto levantamento feito pela Conab e a confirmação da estimativa depende de fatores de produção que interferem na produtividade durante todo o ciclo. Os dados serão consolidados à medida em que estes fatores perderem a interferência.

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/noticias/2012/01/estiagem-afeta-producao-de-graos-diz-conab

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

janeiro 11, 2012 às 6:53 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: