Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#COMPORTAMENTO DO #CONSUMIDOR: Intenção de #compras é a menor nos últimos 3 anos

leave a comment »

A nova classe média brasileira nem é tão nova assim, o que tivemos de novo foi mais crédito e possibilidades de endividamento para as famílias de baixa renda. Agora o crédito se retrai e então as famílias deixam de ser de classe média? O discurso do governo de ascensão econômica agradou muita gente, mas a verdadeira face dessa ascensão começa a se revelar. A melhoria da condição de vida de nossas famílias mais carentes passa pela geração de empregos, por mais possibilidades de investirem em pequenos negócios, passa pela liberalização das relações trabalhistas. Antes de melhorar as condições de crédito e consumo precisamos melhorar as condições de investimento e geração de riquezas. O governo pôs a carreta na frente dos bois, agora a carroça da economia parece não conseguir andar bem com os bois atrás. (Foto: atacadista.org)

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Intenção de compras é a menor nos últimos 3 anos

SÃO PAULO (Reuters) – O índice de consumidores que pretendem comprar algum bem durável no primeiro trimestre deste ano caiu de 78 por cento no quarto trimestre de 2011 para 60,6 por cento, segundo pesquisa de intenção de compra no varejo divulgada nesta terça-feira.

Segundo a pesquisa, realizada pelo instituto Provar, da Fundação Instituto de Administração (FIA); em parceria com a Felisoni Consultores Associados, também houve redução na intenção de compra na comparação com primeiro trimestre de 2011, de 11,2 pontos percentuais.

O nível apurado para o primeiro trimestre é o mais baixo desde 2009, quando o indicador atingiu 66,6 por cento. Em 2010, um ano forte para o consumo em geral, o indicador foi de 77,2 por cento.
De acordo com o levantamento, houve redução em 7 das 10 categorias de produtos pesquisados, com exceção de automóveis, linha branca e cama, mesa e banho.

As categorias com maior intenção de compras neste trimestre são materiais de construção (9,8 por cento das intenções), automóveis e motos (9,4 por cento) e informática (8,4 por cento).
No mesmo período do ano passado, a categoria mais citada entre as intenções de compra era eletroeletrônicos, seguida por materiais de construção.

“O resultado mostra que as medidas tomadas em dezembro (desoneração da linha branca) atenuaram as quedas previstas para o fim de 2011, mas não foram suficientes para sustentar o ânimo das pessoas ao longo do primeiro trimestre de 2012”, disse o presidente do conselho do Provar, Claudio Felisoni de Angelo.

Ainda conforma a pesquisa, a intenção de compras pela Internet ficou praticamente estável em relação aos três meses anteriores, mas caiu 3,6 pontos percentuais na comparação anual, para 82,8 por cento.
(Por Vivian Pereira, edição Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/01/intencao-de-compras-e-a-menor-nos-ultimos-3-anos-pesquisa.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: