Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

(Des)Governo da #Miséria: #Consumidor mira #inflação e deve reduzir consumo, diz CNI

leave a comment »

Os gastos públicos e o inchaço da máquina do governo, promovidos por LULA/DILMA tem um preço, e quem paga esta conta? Todos nós cidadãos contribuintes, através de altos impostos, inflação e juros estratosféricos. Este é o governo que iria combater a miséria? Com esta política econômica vai ser difícil. Muito em breve estaremos apertando os cintos para que o governo possa engordar mais ainda suas despesas e folhas de pagamento.

Consumidor mira inflação e deve reduzir consumo, diz CNI
Expectativa em relação ao emprego é 3,1% pior do que a verificada em janeiro de 2011

Os brasileiros começaram 2012 menos propensos a consumir do que estavam há um ano, no começo de 2011. De acordo com o INEC (Índice de Nacional de Expectativa do Consumidor) medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), apesar de o indicador ter ficado praticamente estável nos últimos meses, o resultado de janeiro foi 1,5% inferior ao obtido no início do ano passado.

Na comparação com dezembro, o INEC até subiu um pouco, com variação positiva de 0,2%. Mas como a própria CNI destaca no documento, “o índice encontra-se em patamar elevado na comparação com a série histórica, mas o otimismo já foi maior”.

A maior preocupação dos consumidores continua sendo a inflação, com 69% dos entrevistados esperando uma alta nos preços nos próximos meses. Foi justamente esse quesito que puxou o INEC para baixo na comparação anual. Em janeiro deste ano, esse componente do indicador piorou 7,5% em relação ao mesmo período de 2011.

Emprego

Apesar da melhora na comparação com o resultado de dezembro, a expectativa dos consumidores em relação ao emprego ainda é 3,1% pior do que a verificada em janeiro de 2011. A CNI destaca, porém, que essa variável inverteu a tendência de agravamento do pessimismo que vinha sendo registrada nos meses anteriores.

De acordo com o economista da entidade, Marcelo Azevedo, o maior otimismo das pessoas com o crescimento das vagas no mercado de trabalho se deve à confiança em que os contratos temporários para as vendas de fim de ano sejam efetivados neste começo de 2012.

Da mesma forma, mesmo melhorando na comparação com dezembro, o endividamento das famílias ainda é 4,4% superior ao verificado no começo do ano passado. As expectativas em relação à renda pessoal também estão piores, 0,9% mais baixas.

Dentre as diversas perguntas feitas aos entrevistados, a que obteve melhor desempenho na comparação com janeiro de 2011 foi a que aborda a disposição dos consumidores em fazer compras de bens de maior valor. Mesmo com uma queda de 1,7% ante dezembro, o resultado ainda é 2,2% superior do que o registrado no começo do ano passado.

Outro indicador que melhorou é a avaliação sobre a situação financeira do país, com índice 1% acima ao do mesmo período de 2011. Na avaliação de Azevedo, ” o 13º salário pode ter participação nesse maior otimismo sobre a situação financeira e endividamento”, avaliou Azevedo.

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/consumidor-mira-inflacao-e-deve-reduzir-consumo-diz-cni-20120130.html

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

janeiro 30, 2012 às 4:44 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: