Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#IMPOSTO: Governo divulga a lista de 18 montadoras protegidas com #IPI mais baixo

leave a comment »

Toda vez que vemos a dificuldade de negociar a abertura de uma indústria no Brasil dois fatos vem á tona: 1) as indústrias que não recebem incentivos e desonerações tributárias NÃO SOBREVIVEM. O processo de desindustrialização no Brasil é amplo e acelerado, portanto, por mais alívio que a redução de IPI traga para as indústrias que estão na lista, o resto da economia continua fortemente onerada por impostos que estão em um patamar ABUSIVO. Isto é só parte do chamado "custo Brasil"; 2) A urgência de uma reforma tributária é TOTAL, possivelmente o governo só irá reduzir gastos quanto não tiver a sua disposição quase 40% do PIB nacional para promover a gastança com a máquina pública. A economia Brasileira poderia e deveria crescer mais e aproveitar o contexto favorável a nossos commodities, mas, o que acontece é justamente o contrário. O (des)governo Dilma prefere especular com super juros e bolhas cambiais, mobiliárias e imobiliárias, deixar os investimentos em infra estrutura em segundo plano e... bem... seja o que Deus quiser. Vale lembrar que nós contribuintes pagamos esta conta que vai muito além do que o governo leva para seus cofres, mas sim, a riqueza que deixamos de gerar para nós e para as futuras gerações. (Imagen: Revista Época)

Governo divulga a lista de 18 montadoras protegidas com IPI mais baixo

O governo federal divulgou nesta terça-feira (31) a lista definitiva das 18 montadoras de automóveis instaladas no Brasil que serão beneficiadas com o desconto de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre a produção de veículos. O benefício vale até dezembro. A relação anterior era provisória.

As montadoras livres do pagamento da alíquota mais alta são Agrale, Caoa (Hyundai), Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, MMC, Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo e International Indústria Automotiva da América do Sul. Todas essas as montadoras cumprem as regras de conteúdo nacional e de investimento em inovação. Entre as exigências está a utilização de, no mínimo, 65% de componentes nacionais, a realização no Brasil de ao menos seis de 11 etapas da fabricação e investimento de 0,5% do faturamento líquido em pesquisa e desenvolvimento aqui no país.

A relação das empresas habilitadas foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. O texto diz que o benefício “está sujeito à verificação do cumprimento dos requisitos exigidos, bem como ao cancelamento da habilitação definitiva.” A redução no pagamento do IPI é válida para os modelos fabricados no Brasil, no México, Uruguai e parceiros do Mercosul. Para essas empresas, o tributo fica entre 7% e 25%. As montadoras que não atenderam às condicionantes exigidas terão seus carros taxados entre 37% e 55%.

A maior parte das montadoras excluídas da lista é da Coreia do Sul e da China, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/01/31/internas_economia,288333/governo-divulga-a-lista-de-18-montadoras-protegidas-com-ipi-mais-baixo.shtml

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

janeiro 31, 2012 às 5:50 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: