Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

A presidenta foi estudanta? #Educação: Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe #matemática

leave a comment »

No Rio Grande do Sul são mais de 490 municípios, no Brasil todo mais de 5500, mas só em 35 os alunos tem bom aproveitamento em matemática. A Índia, um dos nossos parceiros do grupo dos BRICS, tem seu sucesso com desenvolvimento tecnológico associado a bons resultados na educação de matemática. No Brasil o caso é oposto, faltam bons alunos de matemática. Sem talentos em matemática o número de bons engenheiros, físicos e pesquisadores em tecnologia avançada fica MUITO REDUZIDO. Pagamos impostos no mesmo patamar que os Britânicos e o retorno em serviços como educação, segurança e saúde é de última categoria. Não é falta de competência de nossos professores, nas escolas privadas, onde ganham até 5 vezes mais que nas públicas, existem bons resultados e alunos comprometidos. O desafio da qualidade na educação depende de um detalhe simples: COMPETÊNCIA ADMININSTRATIVA. O ministro Haddad mostrou bem que o PT usa a educação como ferramente ideológica e nada mais. Toda a pauta ptista para a educação em 2011 girou em torno de KIT HOMOFOBIA, erros em livros de matemática, livros de português que incentivam o uso de erros gramaticais, e em falhas do ENEM. Agora o Ministro Mercadante deve fazer diferente, ele que maquiou o currículo e tem fortes suspeitas de "uma forcinha" para fazer seu doutorado depois de décadas afastado das universidades. Os alunos brasileiros tem índices piores de aproveitamento escolar que argentinos, uruguais, colombianos e chilenos... este é o DESGOVERNO DILMA, que cortou o programa UCA - Um Computador por Aluno - e não cumpre no RS (governado pelo "cumpañero" Dr. Tarso) o piso salarial dos professores. Dilma lá, Tarso aqui, e educação boa onde? Só bem longe daqui.

Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe matemática
O restante não tem conhecimento compatível com a série em que está, mostra relatório anual

SÃO PAULO – Apenas 35 cidades brasileiras – 0,6% do País – têm 50% ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à série que cursam. Isso quer dizer que a maior parte dos estudantes desses municípios não aprendeu, por exemplo, a identificar objetos em mapas e a resolver problemas com números inteiros e racionais fazendo várias operações. Os dados se referem ao 9.º ano do ensino fundamental das redes públicas.

No caso da língua portuguesa, esse índice é de 1,2%. Ou seja: apenas 67 municípios apresentam a metade ou mais de seus estudantes com conteúdo satisfatório para o ano da escola em que estão. Isso significa que a grande maioria ainda não aprendeu a identificar o conflito e os elementos que constroem a narrativa de um texto, por exemplo.

Os dados são referentes a 2009 e constam do relatório anual do movimento Todos Pela Educação, apresentado na terça-feira, 7. Todo aluno com o aprendizado adequado à sua série é uma das metas da organização.

Para acompanhar o desenvolvimento desse processo nos municípios, a organização usa o porcentual de estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa e matemática. As duas disciplinas são avaliadas em todo o País pela Prova Brasil, no 5.º e 9.º ano do fundamental, e pelo Saeb, nas mesmas séries e também no 3.º ano do médio.

No caso do 5.º ano, em matemática, são 1.029 as cidades (19%) que têm 50% ou mais de seus alunos sabendo o que foi ensinado – como ler dados em tabelas. Em língua portuguesa, essa taxa cai para 14,3% – ou 773 cidades – com metade ou mais dos estudantes sabendo, por exemplo, identificar efeitos de humor em um texto.

Nenhuma das capitais do País tem metade ou mais de suas crianças e jovens com o aprendizado adequado nas duas disciplinas dos dois anos avaliados. As taxas mais altas pertencem a Belo Horizonte, com 49% de suas crianças do 5.º ano com conteúdo correto em português e em matemática.

Esses mesmos índices, na cidade de São Paulo, são de 33,6% para matemática e 34,5% para língua portuguesa.

Cidades grandes paulistas, como Campinas, também têm todos os índices abaixo da metade. O mais baixo é 12,3% de alunos do 9.º ano com aprendizado adequado em matemática.

O secretário de Educação do município, Eduardo Coelho, reconhece que o aproveitamento escolar no 9.º ano é um “sinal amarelo” para os administradores. “Isso reflete o que vem ocorrendo desde anos anteriores e mostra que temos de caprichar, fazer mais investimentos, trabalhar para que o aluno tenha vontade de ir à escola, de aprender”, afirmou Coelho.

Objetivos. Parte dos municípios e Estados cumpriu as metas do Todos Pela Educação para aprendizado adequado. Em matemática, no 5.º ano, por exemplo, cinco Estados deixaram de atingir as metas. Já no 9.º ano, só quatro Estados as atingiram.

Para os especialistas em educação básica, não aprender o que foi ensinado acarreta em prejuízos sociais. “Temos de manter a eficiência do processo. Vemos hoje que, no 5.º ano, a porcentagem de alunos que aprendem o esperado é maior que no 9.º ano – que, por sua vez, é maior que no fim do ensino médio”, explica Priscila Cruz, diretora executiva da organização.
“É uma crise que estamos vivendo no País, e toda a ineficiência desse sistema acaba desaguando no ensino médio: apenas 11% dos que concluem têm aprendizado suficiente em matemática”, afirma Priscila.

A meta do Todos Pela Educação é de que, até 2022, 70% ou mais alunos tenham aprendido o conteúdo ensinado em sua série. Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirma que o problema da aprendizagem depende de um conjunto de fatores, que passa até mesmo pela infraestrutura da escola.

“A qualidade do equipamento escolar hoje é muito baixa. Não é só um problema curricular ou de motivação do docente: a escola deve promover a cidadania por meio de sua infraestrutura.”

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,em-apenas-35-cidades-do-pais-mais-da-metade-dos-alunos-sabe-matematica,832745,0.htm

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 8, 2012 às 11:00 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: