Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#ANORMAL: Custo de vida do #Brasil supera o dos #EUA

leave a comment »

Os impostos mais onerosos do mundo, os juros mais altos do mundo, imensos oligopólios formados com a ajuda do governo e muita especulação cambial fazem do Brasil o país mais caro do mundo para se viver. Capitais como Paris e Nova Iorque tem custo de vida menor do Rio e São Paulo. Com uma pequena diferença, o salário aqui é menor, nosso poder aquisitivo é menor do que em países desenvolvidos. Isto é no mínimo ANORMAL para um país emergente. Estes fatos econômicos são a ponta do iceberg da enorme bolha de crédito, do mercado mobiliário e imobiliário que se formou no Brasil. Enquanto isso a população sofre com falta de atendimento médico e segurança pública. O Brasil da "Presidenta da Miséria", é um país rico e bom só para os muito ricos. Quem paga a conta com o suor do trabalho é chamada nova classe média, que está endividada, trabalha na informalidade e paga a conta. O chamado "custo Brasil" está proibitivo.

Custo de vida do Brasil supera o dos EUA
Dados de 187 países-membros do FMI relativos ao ano passado apontam fato considerado anormal para um país emergente

RIO – O custo de vida do Brasil superou o dos Estados Unidos em 2011, quando medido em dólares, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o PIB dos 187 países-membros. Este fato é extremamente anormal para um país emergente. Em uma lista do FMI de 150 países em desenvolvimento, o Brasil é praticamente o único cujo custo de vida supera o americano em 2011, o que significa dizer que é o mais caro em dólares de todo o mundo emergente.

Na verdade, há outros quatro casos semelhantes, mas referentes a São Vicente e Granadinas, um arquipélago minúsculo; Zimbábue, país cheio de distorções, onde a hiperinflação acabou com a moeda nacional; e Emirados Árabes Unidos e Kuwait, de população muito pequena, gigantesca produção de petróleo e renda per capita de país rico.

Considerando economias diversificadas como o Brasil, contam-se nos dedos, desde 1980, os episódios em que qualquer um de mais de cem países emergentes apresentasse, em qualquer ano, um custo de vida (convertido para dólares) superior ao dos Estados Unidos.

Há uma explicação para isso. O preço da maioria dos produtos industriais tende a convergir nos diferentes países, descontadas as tarifas de importação. Isso ocorre porque eles podem ser negociados no mercado internacional, e, caso estejam caros demais em um país, há a possibilidade de importar. Mas a maioria dos serviços, de corte de cabelo a educação e saúde, não fazem parte do comércio exterior. Assim, eles divergem muito em preço entre os países.

Em nações ricas, com salários altos, os serviços geralmente são muito mais caros do que nos emergentes. Isso se explica tanto pelo fato de que a renda maior tende a puxá-los para cima, como pelo fato de que a mão de obra empregada no setor de serviços recebe muito mais e representa um custo maior. Dessa forma, é principalmente o setor de serviços que faz com que o custo de vida seja mais alto no mundo avançado. Na comparação com os Estados Unidos, os países emergentes são quase sempre mais baratos.

É por isso que espanta que o Brasil apareça como mais caro do que os EUA nas tabelas de projeções do PIB de 2011 do FMI. “Essa inversão mostra que as coisas estão fora do padrão, porque a taxa de câmbio está completamente fora do padrão histórico, com uma valorização gigantesca nos últimos anos”, diz o economista Armando Castelar, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio.

O custo de vida relativo dos países pode ser derivado da comparação entre as estimativas do FMI para o PIB em dólares correntes e o PIB ajustado pela paridade de poder de compra (PPP). Esse segundo método busca neutralizar – ao se fazer o cálculo do PIB – a diversidade dos preços, convertidos para dólares, dos mesmos produtos em diferentes países.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,custo-de-vida-do-brasil-supera-o-dos-eua,99424,0.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: