Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

PAClhaçada: #DNIT não tem condições de executar #PAC, diz diretor

leave a comment »

PAC empacado!

O Brasil está desgovernado. A "presidenta coniventa" só faz faxina quando a sujeira fica tão pública que não pode mais ser escondida. As promessas de campanha não saem do papel: Creches, estradas, aeroportos, postos de saúde, incetivo a educação e programas de irrigação tropeçam na falta de competência. O PAC foi o carro chefe de campanha da candidata Dilma, e está empacado. Entre os BRICS (Brasil, Russia, China, Índia e África do Sul) somos o que menos investe em infra estrutura, essencial para a expansão da economia e a manutenção de crescimento e da geração de empregos. O Brasil não cresce por CAUSA do governo, crescemos APESAR do governo, como resultado do trabalho árduo de quem não desiste de produzir. Os bons exemplos de comunidades que crescem no Brasil são em muitos casos aquelas que o fazem sem depender de apoio dos (Des)Governos. Caxias do Sul, sede da festa da Uva, cresceu mais que a China, e isto NÃO foi por causa das políticas estratégicas do (Des)Governo Dilma ou Tarso, mas sim pelo esforço e empenho das comunidades locais que por gerações se dedicam a construir a riqueza de uma região montanhosa e pouco propícia para grandes lavouras e que mesmo assim tem excelentes resultados de desenvolvimento econômico e social. (Charge: blog.brenosiviero.com.br)

DNIT não tem condições de executar PAC, diz diretor

Nomeado vice-chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) Tarcísio Gomes de Freitas se diz à frente de uma autarquia falida, sem condições de executar suas principais funções. Espécie de interventor do órgão, no cargo há pouco mais de cinco meses, ele desabafa: “O Dnit não tem condições de tocar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O que fazem com ele é covardia.”

Como diretor executivo do Dnit, o auditor concluiu em dezembro estudo que evidencia a impossibilidade de atingir as pretensões de eficiência do programa na área de Transportes. O Dnit tem hoje 2.695 servidores de carreira – menos funcionários, segundo o diretor, que o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), com 3,8 mil. Mais da metade do pessoal passou dos 51 anos de idade e um terço já tem ou terá, até 2016, condições de se aposentar. Para levar adiante 1.196 contratos, a maior parte integrante do PAC, seriam necessários 6,8 mil funcionários.

“Como é que eu vou ter um bom ambiente de controle num órgão que gere R$ 15 bilhões e tem uma auditoria interna com 7 auditores?”, questiona o diretor executivo. Nas palavras do estudo, o Dnit leva “incríveis 300 dias” para pagar a uma empreiteira pela medição de um serviço.

Autor: AE – Agência Estado
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dnit-nao-tem-condicoes-de-executar-pac-diz-diretor,837939,0.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: