Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

– E esse PIBzinho? – A culpa é do gramado!

leave a comment »

O PIB brasileiro cresce menos do que o de todos os outros emergentes por que o governo Lula/Dilma combina políticas que não promovem o crescimento econômico. Crescimento econômico se promove com um bom ambiente de negócios. Juros altos (os mais altos do mundo), impostos altos (os mais altos do mundo), inflação (a mais alta dos Brics), burocracia para abrir e fechar empresas, legislação trabalhista engessada, e infra estrutura sub dimensionada difucultam o crescimento do Brasil e a geração de riqueza. Quando um time perde e não pode culpar ao adversários, que também jogam mal, ao juiz, que apitou imparcialmente, ou a torcida, que não comparaceu, ai culpa pela derrota "é do gramado". É o caso das explicações derretidas de Mantega, não tem como culpar a ninguém, como eles mesmos do governo também não são culpados, então, a culpa é do gramado, estava muito verde e cheio de grama "dificultando o toque de bola do futebol arte do Brasil". (Charge de http://www.humorpolitico.com.br)

VERSÃO OFICIAL POR MARCO MAIA: – “Resultado do PIB brasileiro foi o possível diante do cenário de crise”

O crescimento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011 foi considerado hoje (6/3) uma vitória pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), diante do cenário de crise internacional. Mesmo abaixo do esperado, destacou ele, o país manteve o crescimento com distribuição de renda.

“Apesar de tudo que aconteceu no mundo, o Brasil continuou no ritmo de crescimento e de distribuição de renda. Que bom que isso aconteceu de forma sustentável, diferentemente da bolha que ocorre em outros países’”, destacou Marco Maia. Para o presidente da Câmara, o PIB brasileiro no ano passado coloca o país em uma situação diferenciada em relação ao restante do mundo.

“Mesmo que não tenha sido o PIB dos sonhos, é aquilo que foi possível o Brasil produzir diante de um cenário internacional que era completamente negativo. Foi um ano de menos investimento da União, de muita expectativa do que poderia acontecer no cenário internacional”, disse.

Para o presidente da Câmara, com a melhora da perspectiva econômica mundial, é possível que o Brasil cresça algo em torno de 5% este ano. “Passada essa turbulência, essa dúvida, que possamos, agora, retomar o processo de crescimento um pouco mais forte e de aquecimento da economia.”

A VERDADE DOS NÚMEROS

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 2,7% em 2011 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,143 trilhões. O dado foi divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sob a ótica da produção, o destaque do PIB em 2011 foi a agropecuária, que cresceu 3,9%. Os demais setores também apresentaram expansão: indústria (1,6%) e serviços (2,7%). Isso também ocorreu com o PIB sob a ótica da demanda, com crescimento no consumo das famílias (4,1%), no consumo do governo (1,9%) e na formação bruta de capital fixo, isto é, nos investimentos (4,7%).

Avaliando apenas o quarto trimestre de 2011, houve expansão de 0,3% em relação ao trimestre anterior e de 1,4% em relação ao último trimestre de 2010. Segundo o IBGE, o PIB de 2010 havia crescido 7,5%.

COMPARANDO COM OS OUTROS

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do Brasil cresceu 2,7%, enquanto a expansão média mundial, de acordo com uma projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi 3,8%.

O país também teve crescimento inferior ao da China (9,2%), Índia (6,9%), Coreia do Sul (3,6%), África do Sul (3,1%) e Alemanha (3%).

No entanto, o Brasil cresceu mais que países como os Estados Unidos (1,7%), a França (1,7%), o Reino Unido (0,8%), a Espanha (0,7%), Itália (0,4%) e Portugal (-1,5%).

Com informações da Agência Brasil, do portal G1.GLOBO, do jornal O GLOBO e do Correio Braziliense

Links Relacionados

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/03/06/internas_economia,292182/resultado-do-pib-brasileiro-foi-o-possivel-diante-do-cenario-de-crise.shtml

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/economia-brasileira-cresce-27-em-2011-mostra-ibge.html

http://oglobo.globo.com/economia/pib-brasileiro-desacelerou-subiu-27-em-2011-4226134

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

março 6, 2012 às 4:01 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: