Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Dilma, onde estão as 6427 creches prometidas?

leave a comment »

As nossas crianças estão sem creche, as filas de espera por vagas em creches são de dezenas de milhares de crianças em todas as grandes cidades brasileiras. Esta fato é determinante para o futuro destas crianças e para o presente de seus pais. Além da falta de vagas ainda sofremos com a FALTA DE QUALIDADE das creches, simplesmente NÃO existem creches com alto padrão de qualidade de acordo com o recente estudo do Banco Mundial sobre a educação pré-escolar no Brasil.(Foto: http://www.codo.ma.gov.br)

Dilma, onde estão as 6427 creches prometidas?

De acordo com o IBGE apenas 36,5% das crianças de zero a seis anos de idade freqüentavam creche ou escola no país. O percentual ainda é menor se levarmos em conta as crianças de zero a 3 anos de idade. Destas, apenas 11,7% estão matriculadas em creche ou escola.

A educação infantil é determinante para o sucesso nos estudos nos anos posteriores de educação fundamental. Em maio de 2007, a revista Slate publicou um artigo que discute os resultados de um documento de trabalho do prêmio Nobel James Heckman, da Universidade de Chicago e Dimitri Masterov da Universidade de Michigan sobre os benefícios sociais e econômicos de creche para crianças carentes, alegando que mais investimento em tais crianças em idade precoce é necessário para completar o papel da família.

As razões apontadas são a importância dos primeiros anos no desenvolvimento cognitivo, as famílias têm muitos problemas no fornecimento da nutrição adequada na infância precoce, e os programas trazem muita vantagem aos estudantes a partir dos próximos passos na educação deles. O estudo considerou uma série de programas-piloto de educação na primeira infância para as crianças de risco, semelhante ao Head Start, mas mais intenso, como, por exemplo, o Projeto Perry em Ypsilanti,no estado do Michigan/EUA.

As crianças estudadas foram monitoradas até os seus 40 anos, os participantes, que tiveram boa qualidade na educação pré-escolar mostraram uma maior literacia, as notas mais altas, maior a probabilidade de terminar o ensino médio, superior pós-alta das taxas de emprego da escola, um salário mais elevado, menor necessidade de bem-estar, cometido menos crimes, e tiveram menores taxas de gravidez na adolescência . A taxa de retorno para os filhos foi estimada em 16 por cento (aproximadamente 3/4 deste é calculado a partir do custo diminuiu social devido à baixa criminalidade e menos gastos prisão).

Os autores também propõem que o retorno sobre o investimento educacional declina com a idade. Este estudo é importante porque defende gastos como um investimento econômico no futuro de uma sociedade, o que dá muito retorno para o governo e toda a sociedade com investimentos que realmente melhoram a vida das pessoas.
Links relacionados
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/educacao.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Nursery_school

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: