Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Brasil: o governo abandona as crianças de 0 a 3 anos.

leave a comment »

Em cidades com São Paulo a lista de espera para uma vaga na creche chega a ter 52 mil nomes. Em Porto Alegre a situação não é diferente, 68% das crianças de 0 a 3 anos estão fora das creches. De 4 a 5 anos 33,1% das crianças estão fora da pré-escola. É bem possível que terminemos o ano de 2012 sem que nenhuma das 6427 creches prometidas tenham sido construídas. A situação é dramática, atinge as famílias, a formação das crinças, o futuro do Brasil. Mas o foco do DesGoverno Dilma certamente não é com o futuro e sim com abafar escândalos de seus ministérios.

Mercadante quer acelerar construção de creches no País

07 de fevereiro de 2012 | 17h 53

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quer apressar a construção de creches dentro do programa Pró-Infância. A ideia é ofertar para municípios tecnologia mais rápida, como pré-moldados, para que casas onde funcionam as instituições fiquem prontas num prazo máximo de seis meses. Atualmente, são necessários 2 anos.

O aumento da oferta de vagas nas creches, afirma, é um dos caminhos para tentar reduzir o número de crianças fora da escola. Estudo feito pelo movimento Todos pela Educação revela que 3,8 milhões de pessoas entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010.

Outro ponto que deve ser atacado, disse, “é tornar mais interessante” a escola para jovens entre 15 a 17 anos. Além do Pronatec, disse, outro fator que pode auxiliar essa tarefa é a distribuição de recursos para aulas se tornarem mais dinâmicas. A expectativa é de que no próximo semestre comece a distribuição de 600 mil tablets para professores de escolas onde há banda larga.

Autor: LÍGIA FORMENTI – Agência Estado

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mercadante-quer-acelerar-construcao-de-creches-no-pais,832668,0.htm

Governo fecha 1º ano sem concluir nenhuma creche

29 de janeiro de 2012 | 11h 21

Para cumprir uma promessa de campanha feita pela presidente Dilma Rousseff, o Ministério da Educação terá que inaugurar pelo menos 178 creches por mês, ou cinco por dia, até o fim de 2014. Na disputa presidencial de 2010, Dilma afirmou que iria construir 6.427 creches até o fim de seu mandato, mas a promessa está longe de se concretizar.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo ProInfância – que cuida da construção dessas creches – pagou até agora R$ 383 milhões dos R$ 2,3 bilhões empenhados. No primeiro ano de governo, a execução do ProInfância ficou em 16%. Nenhuma obra foi concluída.

Principal aposta do PT nas eleições de 2012, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad deixou o ministério para se candidatar à Prefeitura de São Paulo sem entregar nenhuma das creches prometidas pela presidente. Nas últimas campanhas em São Paulo, as creches têm sido destaque. Seu sucessor, Aloizio Mercadante, tomou posse na última terça-feira prometendo atender à promessa de Dilma. “Vamos cumprir a meta de criar mais de 6 mil creches e dar às crianças brasileiras em fase pré-escolar acolhimento afetivo, nutrição adequada e material didático que as preparem para a alfabetização”, disse.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-fecha-1-ano-sem-concluir-nenhuma-creche,828747,0.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: