Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx Lorenzoni entra no #CNJ para revogar retirada de símbolos #religiosos no #RS

leave a comment »

"Essa história de obrigar a retirada de crucifixos de paredes lembra o que aconteceu na Rússia, onde, com a implantação do regime comunista, até cidades mudaram de nome", diz Onyx | (Foto: Deputado Federal Onyx Lorenzoni - DEM/RS)

Onyx Lorenzoni entra no CNJ para revogar retirada de símbolos religiosos no RS

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) encaminhou nesta terça-feira (13) pedido de providências junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para revogar a decisão do TJ-RS de remover os símbolos religiosos de ambientes públicos no Rio Grande do Sul. No pedido, Onyx argumenta que a decisão do Conselho da Magistratura do TJ-RS “gera repercussões e consequências” para toda a sociedade. A medida, segundo o parlamentar, “fere a liberdade, discrimina convicções religiosas da imensa maioria dos cidadãos em benefício de uma minoria que, muito embora respeitável, não pode pretender impor-se incondicionalmente ao conjunto da sociedade”. “Com todo o respeito que os desembargadores do Tribunal de Justiça do RS merecem, essa decisão é um erro”, acrescenta Onyx, que diz ser luterano. “Se formos aceitar isso passivamente, abrimos a porta para que se desfigure totalmente a identidade nacional. Qual vai ser o próximo passo? Derrubar o Cristo Redentor, as igrejas de Minas Gerais, o Santuário de Aparecida, as sinagogas, as mesquitas, os terreiros de umbanda e candomblé?”, argumenta.

Onyx Lorenzoni entra no CNJ para revogar retirada de símbolos religiosos no RS (2)
Ainda no texto entregue ao CNJ, Onyx afirma que o objetivo aparente da decisão do TJ-RS – atendendo proposta de organizações como a Liga Brasileira de Lésbicas, Somos, grupo Nuances, Themis, Marcha Mundial das Mulheres e Rede Feminista de Saúde – é “apagar mais de 500 anos” de história. “Essa história de obrigar a retirada de crucifixos de paredes lembra o que aconteceu na Rússia, onde, com a implantação do regime comunista, até cidades mudaram de nome”, acrescenta o deputado. “Será que queremos isso no Rio Grande e no Brasil? Vamos mudar o nome de cidades como Santa Maria, Santa Cruz, Santa Rosa, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Santo Cristo, Santo Augusto e tantas outras? Vamos mudar os nomes dos estados de São Paulo e Santa Catarina também, então. Afinal, são nomes identificados com a igreja e com a religião”. O deputado federal acredita que o CNJ irá aceitar seu pedido e revogar a medida, confirmando manifestação anterior do órgão, em 2007, a favor da utilização de crucifixos e outros símbolos religiosos em ambientes públicos.

“”Essa história de obrigar a retirada de crucifixos de paredes lembra o que aconteceu na Rússia, onde, com a implantação do regime comunista, até cidades mudaram de nome”, diz Onyx | Foto: Luiz Cruvinel / Agência Câmara

Fonte: http://sul21.com.br/jornal/2012/03/onyx-lorenzoni-entra-no-cnj-para-revogar-retirada-de-simbolos-religiosos-no-rs/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: