Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Colômbia quer dobrar produção de #etanol até 2014…enquanto isso no Brasil importamos etanol dos EUA.

leave a comment »

Já estamos importanto etanol de milho dos EUA. É muito triste ver que a incompetência do (des)Governo Dilma está jogando na lata do lixo uma das mais importantes e pioneiras atividades na busca de alternativas para combustível no mundo: o álcool brasileiro. Em breve outros países da América do Sul já serão autosuficientes em etanol. Ao invés do Governo Federal fomentar a ampliação do programa de combustíveis de fontes vegetais, e produzirmos etanol de arroz, de batata, de beterraba, entre outros, simplesmente se abandona o programa na perpectiva de uma extração de petróleo que ainda é meramente experimental. Mas o governo achou mais lucrativo fazer especulação sobre a perspectiva do pré-sal do que investir em um mercado crescente de biocombustíveis. Quando publiquei esta charge, no ínicio do ano passado, previ que importaríamos etanol dos EUA, ainda vamos importar etanol da Colômbia, e talvez um dia de brasileiros que saíram do Brasil para fazer etanol na África.

Colômbia quer dobrar produção de etanol até 2014

BOGOTÁ, 23 Mar (Reuters) – A produção de etanol da Colômbia está no caminho para quase dobrar até 2014, enquanto o país busca atender a crescente demanda doméstica de combustível, limitando as importações de energia cara, disse o presidente da associação de biocombustíveis da Colômbia em entrevista.

O país andino tem estimulado projetos de etanol para reduzir sua conta de importação, enquanto cria empregos nas áreas rurais
repletas de produção de coca, ajudando a torná-lo o segundo maior produtor de etanol da América Latina –embora a produção ainda seja uma fração da existente no Brasil.

Três novos projetos em desenvolvimento irão aumentar a produção de etanol em 1,05 bilhão de litros por ano, para atingir 2,2 bilhões de litros por ano em 2014, disse Jorge Bendeck, presidente-executivo da FedeBiocombustibles.
“Se não tivermos um combustível alternativo para diversificar a nossa fonte de energia líquida, estamos destinados a importar combustíveis caros”, disse ele. “Os biocombustíveis são o colchão que nos protege de um futuro incerto.”

O aumento da produção poderá fornecer combustível adicional equivalente para cerca de um quarto das importações de combustível de 2011, pela empresa estatal de petróleo Ecopetrol.

A Colômbia produz etanol quase inteiramente a partir da cana-de-açúcar, e também produz biodiesel de óleo de palma.
O impulso do país em biocombustíveis é em parte destinado a ajudar a substituir o cultivo de coca, principal ingrediente da cocaína, com cultivos legais. Apoiadores dizem que o esforço criou negócios legítimos em áreas antes dominadas por guerrilheiros de esquerda e paramilitares de direita envolvidos no tráfico de drogas.

“Ter a terra sob cultivo é a melhor garantia de paz naquela área”, disse Bendeck.
O aumento da produção de biocombustíveis vai ser possível sem a derrubada florestas ou deverá tomar terras já utilizadas para a produção de alimentos, acrescentou ele.

“Há 43 milhões de hectares sendo utilizados para pecuária, isso poderia ser reduzido pela metade, aumentando o número de bovinos por hectare”, disse ele.

Autor: Por Brian Ellsworth para Reuters
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/colombia-quer-dobrar-producao-de-etanol-ate-2014.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: