Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#Justiça daltônica: Cotas raciais ou cotas sociais?

with 2 comments

É inacreditável que em 2012 um governo sustente um critério que usa a “RAÇA” como base para classificar alunos. Este critério rasga a constituição, ofende os movimentos negros que sempre buscaram a igualdade, promove sentimentos racistas quando privilegia um grupo de alunos em relação a outro com base na etnia. A população brasileira é um dos mais lindos exemplos no mundo de miscigenação étnica de integração de etnias, afinal quem é negro e quem é branco no Brasil? Nem mesmo o DNA soluciona este problema em uma população que se mistura muito há séculos. Com esta política de classificação das pessoas por “raça” retrocedemos no mínimo aos tempos do nazismo, onde quem era da “raça pura” tinha privilégios.

DIRETO DA CORTE: Cotas raciais vão contra a Constituição e não melhoram o acesso à educação

Vale tudo – A decisão do Supremo Tribunal Federal que validou a política de cotas raciais nas universidades é escandalosamente inconstitucional. Ao decidir de forma unânime contra uma representação do Democratas, o Supremo reconheceu e referendou a incompetência do Estado, como um todo.
A inconstitucionalidade está no desrespeito ao artigo da Carta Magna que determina que “todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza”. Essa decisão em nada contribui ao desequilíbrio social, pois permite ao governo continuar errando na tarefa de garantir aos cidadãos direitos básicos, dentre eles a educação.

Fonte: http://ucho.info/direto-da-corte-cotas-raciais-vao-contra-a-constituicao-e-nao-solucionam-o-problema-de-acesso-a-educacao

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Recentemente o STF, havia-me decepcionado por duas vezes. A 1ª foi sobre a demarcação da Raposa Terra do Sol, a 2ª foi com do asílio dado ou lavou a mão sobre o assassino Batisti, e agora sobre cotas. O STF era uma esperança que ainda eu tinha, mas pelo que vejo a nossa Carta Magna já foi pró beleléu, foi pra tonga da milonga do caburetê… Resta somente as Forças Armadas!!!!

    MARIO SHIGETOSHI KONDO

    abril 27, 2012 at 11:19 pm

  2. Nem cotas raciais e nem cotas sociais. Sistemas de “cotas” só dividem a população sem atacar suas mazelas no seu mais profundo problema. No caso da educação, o DESgoverno brasileiro sub-investe migalhas nos ensinos básico e médio e depois tenta remediar essa situação com uma política demagógica de substituição que não cria um só nova vaga no ensino superior.
    Os ridículos exemplos da “novilíngua” que permite que coisa como “nois pega os pexe” ou a matemática do “10 – 7 = 4” só “elevam” a capacidade de produzirmos mais e mais jovens despreparados para o ensino superior e lógico, também para os desafios da vida adulta numa sociedade competitiva e carregada de informação.
    Não devemos esquecer tampouco que a grande maioria da população, seja ela branca, ou mesmo negra, ainda que com o sistema de cotas em vigor, continuará alijada do sistema de ensino superior por dois fatores, a saber: 1- Falta de vagas – publico e notório que nossas universidades não dão conta de absorver os jovens que todos os anos forma-se no ensino médio. 2- Pelo fato ainda mais conhecido da precariedade da educação básica brasileira, que não proporciona conhecimento de qualidade para a grande maioria dos alunos, que ficam defasados em conteúdo e prejudicados em todo o desenvolvimento acadêmico posterior, muitas vezes sequer completando os estudos das séries iniciais devido as dificuldades encontradas em acompanhar a matéria em sala de aula. E assim, pela evasão, motivada por desinteresse ou necessidade laboral muitas vezes, continuamos no caminho da demagogia populista.

    skullmann

    abril 27, 2012 at 5:02 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: