Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Mexer na poupança para baixar juros? Inventa outra.

with one comment

Mexer na poupança para baixar juros? Inventa outra. A poupança sempre foi o investimento que MENOS pagou diante de todos os outros, ainda mais em tempos tão especulativos quanto os que vivemos. É claro que o interesse é abocanhar mais um pouquinho do que está no bolso dos pequenos poupadores, dos trabalhadores e dos que vivem do que produzem. A conversa fiada de Mantega está no nível do “non-sense”, ver Mantega falar que a poupança “continua o melhor investimento”! É para fazer rir. A poupança continua o investimento de menor risco e claro, menor ganho, mas daí para ser o MELHOR… que é isso companheiro? Claro que o governo teme a corrida a poupança, o que pode dificultar o financiamento do setor habitacional, e assim estagnar ainda mais nossa economia real calcada majornitariamente na exportação de commodities agrícolas e minerais. (Charge: humorpolitico.com.br)

Poupança continua sendo o melhor investimento no Brasil, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (4/5) que as cadernetas de poupança serão mantidas como “o melhor investimento financeiro” no país para a grande maioria da população. Segundo ele, a certeza vale inclusive neste momento em que passam a vigorar as regras anunciadas ontem, que podem implicar perda de rentabilidade em comparação ao modelo anterior. “O novo [investidor] também deve investir porque vale a pena”, sugeriu.

Mantega informou que existem cerca de 100 milhões de cadernetas de poupança no país. De acordo com ele, os poupadores atuais “não devem fazer nada”, lembrando que há vantagens nesse tipo de aplicação, como a isenção no pagamento de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e a possibilidade de saque do dinheiro a qualquer momento, além de “boa rentabilidade”.

O ministro acrescentou que o rendimento tende a ser igual ou até maior do que o obtido por meio dos fundos de renda fixa. Mantega faz palestra no seminário O Brasil 2020: Rumos da Economia, na capital paulista. Participam do encontro enconomistas como o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Porchmann, e o professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) Luiz Gonzaga Belluzzo.

Ontem, ao anunciar as novas regras para a poupança, Mantega ressaltou que o correntista que aplicou até agora não será afetado pelas novas medidas de remuneração da caderneta. A alteração valerá apenas para os depósitos feitos e para as contas abertas a partir de hoje.

Até ontem, o critério de remuneração da poupança – 6,17% ao ano mais variação da Taxa Referencial (TR) – será substituído pela variação da TR mais 70% da Selic, quando a taxa básica de juros chegar a 8,5% ao ano ou menos. A Selic está fixada em 9% ao ano.

Pelas novas regras, quem tem uma caderneta de poupança terá o saldo corrigido de duas formas: pelo rendimento tradicional, para o dinheiro guardado até hoje e pela nova regra, para os futuros depósitos. Como a Selic ainda não está abaixo de 8,5% ao ano, por enquanto não haverá mudança alguma para os aplicadores.

Autor: Agência Brasil

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/05/04/internas_economia,300847/poupanca-continua-sendo-o-melhor-investimento-no-brasil-diz-mantega.shtml

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. ATENÇÃO:
    Deixa eu ver se entendi: Pra afastar os grandes investidores da poupança, vão reduzir o rendimento. Não seria mais certo limitar o valo? Pobre poupador, não deposita milhares de reais! Coincidentemente, a Caixa abriu taxas mais vantajosas para financiamentos. O GOVERNO ESTÁ É FAZENDO CAIXA!!

    Gládis Klein

    maio 4, 2012 at 4:02 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: