Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#CPMI: Delegados e procuradores estão sendo ouvidos em sessão secreta. @g1brasil

leave a comment »

Onyx Lorenzoni, Deputado Federal gaúcho autor do requerimento aprovado pela CPMI que levará CARLOS CACHOEIRA a depor.

CPI decide fechar depoimentos de delegados e procuradores

Primeiro depoimento, nesta terça, de policial da PF será em sessão secreta.
Objetivo seria evitar que investigados saibam o que delegados disseram.

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura o envolvimento de políticos e empresários com o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira decidiram, nesta terça-feira (8), realizar de forma fechada os depoimentos à comissão de delegados da Polícia Federal e procuradores da República.

Na tarde desta terça, será ouvido o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela Operação Vegas, primeiro depoente da CPI. O depoimento do delegado será a portas fechadas. A Operação Vegas, que Sousa conduziu, foi a precursora da Operação Monte Carlo, que resultou na prisão de Cachoeira.

Os parlamentares decidiram pelo depoimento fechado do delegado depois de votarem um requerimento de autoria do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que pedia a sessão secreta para delegados e procuradores da República que ainda serão ouvidos. O requerimento foi aprovado por 17 votos favoráveis e 11 contrários.

Na quinta-feira (10), está previsto o depoimento do delegado da Polícia Federal Matheus Mella Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo.
Na próxima quinta também estão previstos os depoimentos dos procuradores da República Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela investigação da Operação Monte Carlo. Pelo requerimento aprovado, todos os depoimentos serão fechados.
Debates

]O requerimentos que pedia o sigilo para os depoimentos de delegados e procuradores foi alvo de críticas de parte dos parlamentares. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) defendeu a abertura dos depoimentos. “Quero lhe comunicar que tudo que aqui for falado vai vazar”, disse Teixeira.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) defendeu as sessões secretas para delegados e procuradores.
“Elas [sessões] serviram para nos preparar para as próximas sessões da comissão. Só desta maneira os delegados se sentirão à vontade para fazer os relatos à comissão”, disse.

A senadora Kátia Abreu, autora do depoimento, disse que o pedido é para evitar que os investigados saibam o que os delegados e procuradores falaram no depoimento.

“A sugestão é para que aqueles que estão sendo investigados não se municiem das perguntas que vão nos basear nos próximos depoimentos”, disse a senadora.

Autor: Iara Lemos, Do G1, em Brasília
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/05/cpi-decide-fechar-depoimentos-de-delegados-e-procuradores.html

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 8, 2012 às 4:16 pm

Publicado em CPI do Cachoeira, CPMI

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: