Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

A CPI deve responder o que as pessoas pedem na rua, combater a corrupção.

leave a comment »

Onyx Lorenzoni no Pinga-Fogo

Clique AQUI e assista o Pinga Fogo do Jornal da Globo sobre a sessão da CPMI do Cachoeira, a portas fechadas, onde foi ouvido o depoimento dos delegados da Polícia Federal.

Delegado, responsável pela Operação Vegas, foi ouvido durante quase sete horas pela CPMI de Carlos Cachoeira

Apesar de não ter revelado dados novos em relação aos já divulgados pela imprensa, o depoimento do delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques de Souza à CPI do Cachoeira, nesta terça-feira (8), confirmou o envolvimento de parlamentares com a organização criminosa comandada pelo empresário. A avaliação foi feita por senadores e deputados que participaram da reunião secreta em que o delegado, responsável pela Operação Vegas, foi ouvido durante quase sete horas.   – Estou convencido: o senador Demóstenes era o braço político da organização, um dos principais braços políticos da organização – afirmou Randolfe Rodrigues, ao sair da sala, durante a audiência.   Para o senador, não há “possibilidade nenhuma” de que o Senado mantenha Demóstenes Torres (sem partido-GO) no cargo, depois do que foi revelado pelas operações da Polícia Federal. Pela manhã, o Conselho de Ética da Casa decidiu abrir processo de cassação contra Demóstenes, e o presidente do colegiado, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que uma decisão será tomada antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

De acordo com os relatos de grande parte dos parlamentares que participaram da audiência, o depoimento do delegado também confirmou o envolvimento dos deputados Sandes Júnior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) no esquema de Cachoeira, além da ligação entre o contraventor e a construtora Delta. A corrupção de agentes do governo foi outro ponto de destaque do depoimento.   – O resultado mais importante é que o delegado nos trouxe evidências claras dessa organização criminosa, seus tentáculos nas mais diversas esferas de governo, seja em governos municipais e estaduais, seja no governo federal – avaliou o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG).

O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse esperar que o relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, acabe com o segredo de justiça das investigações. Apesar disso, afirmou que a CPI não fará um pedido formal nesse sentido, conforme desejam partidos como o PSDB.   – Eu já conversei com o ministro Lewandowski outras vezes por telefone e vamos continuar conversando sobre isso. No momento certo, a justiça determinará ou não o levante do sigilo – explicou Vital do Rêgo.   Procurador-geral   Ao longo da audiência, os parlamentares evitaram lançar suspeitas sobre o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em razão da falta de continuidade da Operação Vegas, interrompida por envolver acusados com prerrogativa de foro. Houve, porém, cobranças de explicações da Procuradoria-geral da República (PGR).

A Operação Vegas foi iniciada em 2008 e, em setembro 2009, foi enviada à PGR em razão do foro por prerrogativa de função de pessoas que apareceram nas investigações. Um mês depois, a subprocuradora da República Cláudia Sampaio, esposa de Gurgel, teria respondido à Polícia Federal que não havia elementos suficientes para denunciar os envolvidos com foro privilegiado.

Para o senador Pedro Taques (PDT-MT), o fato não representa necessariamente suspeição do procurador-geral, mas é preciso esclarecer o motivo da falta de continuidade das investigações.   – Eu defendo que esta pergunta seja respondida: por que ficou parado? Pode ser por escrito ou ele [Gurgel] pode vir e responder isso – sugeriu o senador, que informou a possibilidade de apresentação de um requerimento para esse fim pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).   Segundo o relator Odair Cunha, o tema merece reflexão, e uma decisão sobre a convocação de Gurgel pode ser tomada na próxima reunião administrativa da CPI, marcada para 17 de maio.

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/05/08/para-integrantes-de-cpi-depoimento-de-delegado-confirma-envolvimento-de-parlamentares-em-esquema-de-cachoeira

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 9, 2012 às 3:35 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: