Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#CPI do Cachoeira pede explicações por escrito a #Gurgel

leave a comment »

Deputado Federal gaúcho ONYX LORENZONI na sessão da CPMI que investiga Carlinhos Cachoeira, hoje, dia 15 de maio de 2012.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira aprovou nesta terça requerimento que pede informações, por escrito, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, sobre como tomou conhecimento das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, e em que data. Pelo requerimento, Gurgel tem o prazo de cinco dias para responder às perguntas da CPI. A aprovação deste requerimento foi proposta pelo relator da Comissão, Odair Cunha (PT-MG), em substituição a requerimentos de convocação de Gurgel e da subprocuradora Claudia Sampaio.

“Sugiro que tenhamos um pouco de paciência. Se ele (Gurgel) não responder ou a resposta não for convincente, as razões para trazer o procurador e a subprocuradora estarão dadas”, argumentou o senador Humberto Costa (PT-PE). “Esta CPI não vai blindar ninguém”, completou ao petista. Em sua avaliação, tanto Gurgel quanto Claudia Sampaio tiveram uma postura “desrespeitosa” com o Congresso Nacional e a CPI. Gurgel acusou os defensores de sua convocação de estarem tentando intimidá-lo às vésperas do julgamento do mensalão.

A maioria dos governistas concordou com o requerimento com as explicações por escrito. A exceção foi o senador Fernando Collor (PTB-AL) e Sílvio Costa (PTB-PE), que defenderam a convocação imediata de Gurgel e Claudia Sampaio. A oposição também apoiou o requerimento para que Gurgel se explique por escrito no prazo de cinco dias.

Mais cedo, a CPI aprovou, por unanimidade, requerimento que permite reconvocação do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Também foi aprovado requerimento que permite o acesso dos advogados do contraventor a todos documentos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. A decisão da CPI foi tomada um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter impedido o depoimento de Cachoeira à Comissão, que deveria ter ocorrido hoje. Pelo requerimento, os advogados de Cachoeira terão “amplo acesso à secretaria da CPI, nos mesmos moldes dos parlamentares”.

Autora: EUGÊNIA LOPES – Agência Estado
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,cpi-do-cachoeira-pede-explicacoes-por-escrito-a-gurgel,873371,0.htm

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 15, 2012 às 5:29 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: