Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#Endividamento: Inadimplência do consumidor tem maior alta para meses de abril desde 2002

leave a comment »

As famílias brasileiras estão cada vez mais endividadadas e com menos chances de pagar suas dívidas, isto por que LULA/DILMA preferem apostar na especulação ao invés de preferir a produção e a industrialização. Quem paga por isso? Todos que vivem do que o seu trabalho produz. O endividamento dos que tem menos significa que eles ganham mais? Não. Significa só que devem mais. Para melhorar a rende de verade tem que haver melhorias na educação e geração de empregos com qualidade, nenhuma destas duas coisas está acontecendo. A educação é cara e os empregos que sobram são para atividades braçais, perigosas e insalubres.

São Paulo – A inadimplência dos consumidores registrou crescimento de 4,8% em abril na comparação com março deste ano, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (16/5) pela empresa de consultoria Serasa Experian. No fechamento dos quatro primeiros meses do ano, o índice apresentou alta de 19,6%. Já na relação anual – abril deste ano ante o mesmo mês do ano passado – o aumento foi ainda mais intenso e chegou a 23,7%. É a maior variação para o mês de abril desde 2002.

Para os economistas da Serasa, o aumento da inadimplência do consumidor mostra que as dificuldades de honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente, estenderam-se para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano.

A inadimplência não bancária (cartões de crédito e com financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) puxou a alta do índice com variação de 8,8%. As dívidas com os bancos registraram crescimento de 4,3%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram queda de 13,7% e 7,4%, respectivamente, contribuindo para que o indicador de inadimplência do consumidor não subisse mais.

O valor médio das dívidas cresceu de janeiro a abril de 2012. O das dívidas não bancárias aumentou 23,8%, o dos cheques sem fundos, 12%, o dos títulos protestados, 8,8% e o das dívidas com os bancos, 0,1%.

Autor: Agência Brasil
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/05/16/internas_economia,302632/inadimplencia-do-consumidor-tem-maior-alta-para-meses-de-abril-desde-2002.shtml

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 16, 2012 às 4:21 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: