Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Vamos ouvir #Pagot fora da #CPI. Precisamos ouvir o que a CPI não teve coragem escutar! @TerraNoticiasBR

with 2 comments

Deputado Onyx Lorenzoni ao lado do senador Pedro Simon. Foto da sessão da CPMI de hoje, e que foi votado o adiamento das oitivas de Pagot e Cavendish. (Foto: Sidney Lins)

CPI adia votação para convocar Pagot e Fernando Cavendish

O relator das investigações da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT), propôs nesta quinta-feira o adiamento da votação para convocar o ex-presidente da empresa Delta Construtora, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot. Contudo, um grupo de parlamentares decidiu convidar Pagot para depor no Senado, fora da comissão.

A decisão foi acatada pela maioria na CPI que investiga as relações do bicheiro Carlos Cachoeira. O relator entendeu que é necessário avançar as investigações antes de ouvir Cavendish e Pagot , sob pena do depoimento não ser proveitoso, e com a ajuda determinante do PT e do PMDB, venceu. “Nós não podemos convocar sem estarmos preparados para perguntar. Isso seria apenas ânsia em atender a opinião pública”, disse Cunha.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) resumiu os argumentos daqueles que insistiam pela convocação urgente de Pagot e Cavendish: “Chama-se medo. O nome disso é medo”. Por 16 votos a 13, os parlamentares da comissão decidiram adiar mais uma vez a decisão pela convocação ou não de Cavendish. E para adiar a votação que convocaria Pagot, foram 17 votos a 13.

Depois de tomar os depoimentos dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de quebrar os sigilos fiscais, bancários e telefônicos de ambos, o próximo passo da CPI seria promover o embate e votar a convocação do ex-presidente da empresa Delta, e do ex-diretor do Dnit.

No entanto, um grupo de parlamentares decidiu convidar o ex-diretor do Dnit para dar um depoimento no Senado, fora da CPI. A decisão foi anunciada pelo deputado Miro Teixeira, logo o adiamento da convocação de Pagot. “Aqueles que querem ouvir o Pagot, vamos fazer em reunião informal. Eu pedirei ao senador Pedro Simon para presidir, e em outra sala”, explicou Miro. “E vamos começar a seguir o caminho do dinheiro e das cumplicidades no mundo político”, avisou. Os sendores a Álvaro Dias (PSDB) e Randolfe Rodrigues (PSOL), Pedro Taques (PDT) e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM) fazem parte do grupo.

A comissão já convocou cerca de 50 depoentes; contudo, o nome de Pagot é visto com receio tanto por partidos de oposição quanto pelos da base aliada ao governo. O ex-diretor do Dnit já avisou que tem informações acerca de supostas irregularidades dos contratos entre a Delta e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – o que poderia atingir os aliados -, mas também fez denúncias dando conta que empreiteiras teriam superfaturado contratos em São Paulo, supostamente para alimentar a campanha do tucano José Serra à Presidência em 2010.

Depois de a CPI já ter convocado os diretores regionais da empresa Delta Cláudio Abreu e Heraldo Puccini e ainda quebrado, com abrangência nacional, os sigilos bancários, telefônico e fiscal da construtora, ficou evidente a necessidade de ouvir também Fernando Canvendish. Na quarta-feira, a Controladoria-Geral da União (CGU) declarou a construtora Delta inidônea, proibindo que ela participe de licitações federais ou seja contratada pela administração pública, o que aumentou ainda mais a pressão pelo depoimento do controlador da empresa.

Autor: Elaine Lina (Direto de Brasília)
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/cpi-cachoeira/noticias/0,,OI5836389-EI20308,00-CPI+adia+votacao+para+convocar+Pagot+e+Fernando+Cadendish.html

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Estou acompanhando a CPI com muita atenção porque tenho convicção de que a VERDADE vai triunfar
    para desmascarar os maus politicos que criaram essa rede de corrupção , e dizer a todos integrantes da CPI do carlos Cachoeira, que continuem com a coragem que Deus lhes deu para provar para o povo que o Congresso Nacional é do Bem e não compactua com sem vergonhas!

    Luciano Machado Acosta

    junho 16, 2012 at 10:05 pm

    • Parabéns para a controladoria -Geral da União, cumprindo o dever de proteger o Brasil de empresas inescrupulosas e corruptas, como é o caso da Delta , assim vamos dando o exemplo de que existe Lei no País e não estamos abandonados !

      Luciano Machado Acosta

      junho 17, 2012 at 1:14 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: