Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#Lula tem muito a explicar a #CPMI, ele sabe bem mais que a PF. @terranoticiasbr

with one comment

Parlamentares do PSDB querem a presidente república Dilma Rousseff preste depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as ligações de políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Os deputados federais Fernando Francischini (PR), Vanderlei Macris (SP), Domingos Sávio (MG) e Carlos Sampaio (SP) apresentaram o requerimento nesta quinta-feira. Eles querem que Dilma explique as relações da empresa Delta Construtora, que também teria ligações com o contraventor, com o governo federal e o PT.

No entanto, não houve acordo para que o requerimento entrasse na pauta de votação de ontem (14). Deputado atuante da base de apoio ao governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) disse que a atitude da oposição vem do desespero. “Isso é o cúmulo do ridículo e do desespero. É a prova cabal de que eles não estão levando a sério essa CPI”, argumentou.

Deputado Federal Onyx Lorenzoni durenta a sessão da CPI do Cachoeira (Foto: Assessoria de Imprensa).

Também foram apresentados requerimentos de convocação para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB); e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Há ainda um requerimento de informações dirigido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido de informações dirigido a Lula foi apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Ele pergunta ao ex-presidente, entre outras coisas, como é que ele ficou sabendo que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes havia se encontrado com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) na Alemanha.

A convocação de Serra foi proposta pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR). Ele diz que a Delta começou a prestar serviços na cidade de São Paulo em 2005, quando Serra era prefeito.

A convocação da ministra Miriam Belchior foi proposta pelo deputado Filipe Pereira (PSC-RJ). Ele argumenta que a Delta “é uma das principais fornecedoras” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – que está sob a responsabilidade da ministra. Já a contra o governador Sérgio Cabral foi proposta pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Ele quer esclarecer a suposta ligação do governador com a construtora Delta. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) propôs a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal de Sérgio Cabral.

Os deputados tucanos argumentam que a empresa doou mais de R$ 1 milhão para a campanha de Dilma quando ela concorreu à Presidência. Outro argumento usado, narra que o frigorífico JBS – pertencente à holding J&F, que estaria adquirindo a Delta – doou outros R$ 12 milhões ao comitê financeiro e à direção nacional do PT quando Dilma era ministra-chefe da Casa Civil . “Fica claro, portanto, que as doações de campanha escondem interesses escusos”, diz o documento.

Além da votação dos requerimentos que pedem a quebra de sigilo telefônico e de mensagens do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), a CPI voltará a analisar requerimentos de novas convocações, apesar de já ter chamado mais de 50 pessoas. Entre as possíveis nomes estão o do ex-presidente da construtora Delta Fernando Cavendish e o do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot. Nos dois casos, a convocação envolverá embates políticos entre os principais partidos do Congresso: PT, PMDB e PSDB.

Autora: ELAINE LINA Direto de Brasília
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/cpi-cachoeira/noticias/0,,OI5836119-EI20308,00-CPI+do+Cachoeira+parlamentares+do+PSDB+querem+que+Dilma+deponha.html

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. O caso dos deputados da CPI que jantaram com o Cavendish em Paris, e depois o blindaram, é um acinte. Não cabe uma representação no conselho de ética, ou qualquer coisa que intimide estes hipócritas?
    Vamos adiante meu deputado!

    Eduardo Galvão

    junho 15, 2012 at 10:57 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: