Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

PREÇO DA #GASOLINA: e os biocombustíveis? E o pré-sal? E a autosuficiência? Foram para onde?

leave a comment »

O paraíso esquecido: Quando o ministro Lobão diz que não está definido o aumento da gasolina, isto quer dizer: vai aumentar só não se sabe exatamente o quanto. Terminada a Rio+20 saberemos com certeza. O Brasil poderia ser tranquilamente o “paraíso do biocombustível”, mas o DesGoverno Lula/Dilma preferiu especular no mercado internacional com as promessas do pré-sal e abandonou projetos brasileiros pioneiros como o Etanol. O governo brasileiro teve que importar etanol para regular o preço na entresafra, isto pela mais absurda falta de planejamento e custeio de safras de cana-de-açúcar, associada a alta do preço do açúcar na bolsa de Chicago. Mesmo assim poderíamos fazer etanol de arroz, ou até de beterraba, entre outras fontes vegetais que se prestam para produção de combustível a base de etanol. Os anúncios mais recentes da Petrobrás desmentem as promessas de aumento da produção de petróleo, a gigante pretrolífera brasileira perdeu 30% de seu valor sob a administração petista, que recebeu uma Petrobrás saneada, transparente e que respeitava normas de governança corporativa, hoje a empresa não consegue se livrar da (má) influência do governo que interfere nos rumos do que poderia realmente ter se tornado a maior empresa de petróleo do hemisfério sul. E o consumidor brasileiro? Sente no bolso o que é transformar postos de gasolina em guichês de arrecadação de impostos. Quase metade do preço dos combustíveis vendidos ao consumidor é composto de impostos. Resumo da ópera: a política de combustíveis do Brasil tem como prioridade arrecadar impostos. Questões como desenvolvimento de alternativas para energia e combustíveis, fomento a produção de biocombustíveis  e a redução do custo do transporte  são totalmente secundárias na mentalidade vigente na esplanada.(Foto: washingtonindependent.com) 

“Reajuste de gasolina não está definido”, diz Lobão
O ministro disse queas simulações dos cálculos de reajuste do combustível são feitas pelos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que ainda não há definição por parte do governo sobre um reajuste do preço da gasolina, mas admitiu que há estudos da Petrobras sobre aumento do combustível.

— A gente vai avaliando, estudando o cálculo do impacto possível na inflação. Nós fazemos isso há muito tempo — afirmou o ministro em entrevista no hotel na Barra da Tijuca, onde participa da Rio+20. Na conversa, Lobão disse que as simulações dos cálculos de reajuste do combustível são feitas pelos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia e levam em conta o plano de investimento da Petrobras.

— Não há um aumento de preços para o consumidor há nove anos — disse o ministro. Lobão rejeitou a ideia de uso da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) como instrumento para equilibrar o preço do combustível se houver reajuste.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, evitou comentar um possível reajuste no preço da gasolina.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/06/reajuste-de-gasolina-nao-esta-definido-diz-lobao-3797615.html

(Fonte: humorpolitico.com.br)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: