Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Amparo legal ao pequeno produtor de #vinho

leave a comment »

Vinho colonial: projeto de lei dá amparo legal ao pequeno vinicultor.

Projeto regulamenta classificação de vinho colonial

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3183/12, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que cria a denominação “vinho colonial” para caracterizar produto elaborado de acordo com as características e peculiaridades culturais, históricas e de cunho social da vitivinicultura familiar, desenvolvida em propriedades rurais familiares.

Pelo texto, o vinho colonial será elaborado com, no mínimo, 75% de uvas produzidas na propriedade rural familiar e na quantidade máxima de 25 mil litros anuais.

De acordo com a proposta, a comercialização do vinho colonial será realizada diretamente ao consumidor final do produto, na sede da propriedade rural familiar ou em estabelecimento mantido por associação de produtores. O Ministério da Agricultura será responsável pela fiscalização e pelo controle da elaboração do vinho colonial.

O arcabouço legal e regulamentador do setor está focado nas grandes vinícolas e na inserção internacional do produto, deixando o pequeno produtor familiar refém de amparo legal adequado, o que justifica a aprovação deste projeto de lei”, afirma o autor.

Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 2693/11, que será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique AQUI e leia a íntegra da projeto de lei.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Link: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/INDUSTRIA-E-COMERCIO/420674-PROJETO-REGULAMENTA-CLASSIFICACAO-DE-VINHO-COLONIAL.html

Autores: Reportagem – Oscar Telles
Edição – Pierre Triboli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: