Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#CURTI: Caxiense cria desviômetro para apontar valores desviados por atos de #corrupção @RadioCaxias

leave a comment »

Quem rouba dinheiro público não rouba dinheiro, rouba vidas. Por que é o dinheiro que falta na saúde e o médico tem que escolher quem vive e quem morre na UTI. É o dinheiro que falta na educação básica, é o dinheiro que falta na infraestrutura e na segurança. Nós temos que ter no Brasil um grande acordo, com toda a sociedade brasileira, com a representação da sociedade brasileira, e a gente que ir com muita força para enfrentar a corrupção no Brasil. Não é verdade esta coisa de que o brasileiro tem que se conformar com a roubalheira, muitos quiseram construir no Brasil a ideia de que o brasileiro tem que se conformar, que o setor público brasileiro é assim mesmo, é um toma lá da cá, é de desviar dinheiro, ai o cidadão brasileiro diz que é assim mesmo. Isto não é verdade! Tem gente que não rouba dinheiro público, não se envolvem em tramóia. Nós precisamos trazer para o setor público o que o brasileiro faz no dia-a-dia, quantas vezes pessoas simples que acharam 20, 40, 60 mil reais e devolveram o dinheiro para seus proprietários. Pessoas que poderiam mudar usa existência com esse dinheiro, mas entre andar fora da linha ou ficar firme nos princípios que receberam de sua família, de seus pais, ou das convicções éticas que cada um tem, as pessoas escolheram o bom caminho. Nós temos que levar o bom caminho para a política.

O mais importante é que as pessoas saibam, o dinheiro desviado com a corrupção é o dinheiro que falta na saúde, na segurança e na educação de nossas crianças. Iniciativas como a do desviômetro são fundamentais para a tomada de consciência do cidadão sobre o problema que a corrupção traz para a vida de todo mundo. Mesmo assim me parece um cálculo otimista. Existem estimativas de 80bi para o rombo do desvio em 2010. É bom lembrar outras estimativas, 22 bi solucionariam o saneamento básico brasileiro, segundo o próprio ministro da Dilma e 40bi cobririam o rombo na saúde pública, pelo menos é o que dizia Lula para tentar justificar a CPMF. Conclusão, dinheiro há, falta competência e seriedade.

As reportagens também circulam nas principais emissoras de rádio e televisão, e se tornaram parte do dia-a-dia do brasileiro. Revoltado com a situação, o funcionário público da prefeitura Caxias do Sul, Paulo Rodrigues Vega, decidiu criar o site desviometro.com.br.

A intenção, a exemplo do impostômetro, que marca quanto de impostos os contribuintes estão pagando, é mostrar quanto deste valor é desviado por atos de corrupção. O desviômetro leva em conta dados de um estudo realizado pela Fiesp, em 2010, baseado em transparência internacional.

O levantamento avalia os índices de corrupção de 0 a 10, sendo que os mais próximos de dez, são os mais íntegros, e o Brasil está em 3,47, o que é considerado significativo. Paulo explica que de 1º de janeiro deste ano, até o momento, já foram desviados R$ 54 bilhões, sendo que o valor sobe a cada segundo.

Ele aponta que com esse valor seria possível contratar 7,5 milhões professores do ensino médio, construir 8,7 mil quilômetros de estradas pavimentadas, contratar 4,7 milhões policiais militares e construir 3,8 postos de saúde ou quase 300 mil casas populares.

Paulo frisa que assim a sociedade pode acompanhar as notícias referentes a desvio de dinheiro público, e o nome dos envolvidos em fraudes no país, para que assim, se revolte com a situação, e a corrupção não caia no esquecimento.

A ideia de criar o site surgiu após uma conversa entre amigos a respeito da corrupção que impera no Brasil. Durante o jantar, o grupo demonstrou indignação com as notícias de desvio de dinheiro público, e também mostrou vontade de reagir contra a situação.

Em princípio pensaram em colocar um outdoor em Caxias do Sul, no entanto, o idealizador do desviômentro, analisou que a criação de um site seria mais interessante, e assim, se tornaria uma ferramenta capaz de chamar a atenção da sociedade. Assim, em dezembro de 2011, Paulo desenhou o layout do site, e em março deste ano contratou uma empresa para colocar o portal na internet, sendo que no último sábado (21), o desviômetro entrou em funcionamento na rede.

Autor: Departamento de Jornalismo

Fonte: http://www.radiocaxias.com.br/2010/www/portal/index.php?view=noticia&id_noticia=17844

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO DA ENTREVISTA NA TV RECORD AO JORNALISTA ANTONIO HENRIQUE AMORIN.

Deputado Onyx durante entrevista com o jornalista Paulo Henrique Amorim nda TV Record. (Foto: Asessoria de Imprensa)

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

agosto 2, 2012 às 3:58 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: