Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Andréa, ex do Cachoeira, usou seu direito de falar por 20 minutos mas não queria escutar as perguntas dos parlamentares.

leave a comment »

A Sra. Andréa usou do seu direito de falar por 20 minutos mas não queria escutar as perguntas dos parlamentares. Munida de HC ele disse não ter sido “informada antes que teria que escutar perguntas se falasse” e ainda completou dizendo que soubesse ela que teria que escutar as perguntas não teria se manifestado. O direito do parlamentar de fazer perguntas, de construir um contexto para a convocaçãso do depoente de se manifestar em relação a presença do depoente, mesmo que este não queira responder, este direito, que foi outorgado pelas urnas, tem sido sistematicamente desrespeitado. A testemunha pode manter o silêncio, o que a constituição garante,  desde que saiba em relação ao que vai ou não silenciar. Não se pode admitir que testemunhas e investigados silenciem em suas oitivas sem serem informados sobre o que vão silenciar. As  perguntas dos parlamentares são fundamentais, refletem seus pontos de vista, suas investigações e constituem parte da CPI, das notas taquigráficas. Agora a sessão foi transformada em “secreta”, ou seja, sem a cobertura da imprensa, em um acordo com o advogado de Andrea. Se o direito dos parlamentares NÃO está respeitado, imagine o direito de informação do cidadão, este está  completamente em segundo plano. ISTO É UMA VERGONHA.

Ex-mulher de Cachoeira nega envolvimento com organização e aceita falar em reunião secreta

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira, a ex-mulher do contraventor Carlos Augusto Ramos, Andréa Aprígio de Souza, refutou suspeitas de que atuaria como laranja em empresas do ex-marido. Ela é a sócia majoritária da indústria farmacêutica Vitapan, empresa acusada de envolvimento com a organização. Após essa exposição inicial e diante da recusa em responder a questionamentos do relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), a reunião foi transformada em secreta por sugestão dos demais integrantes do colegiado.

Andréa, que veio ao Congresso na condição de testemunha, negou também a existência de lobby junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a favor do laboratório.

– Nossa empresa possui ao longo dos anos processos que foram deferidos e indeferidos assim como qualquer outra empresa do segmento e nunca teve motivo para se sentir lesada ou privilegiada pelo órgão regulador – disse.

De acordo com a ex-mulher de Cachoeira, a empresa foi adquirida em 1999 por meio de dinheiro limpo e passou a ser controlada por ela após a separação. Em maio, o Ministério Público Federal pediu o bloqueio das contas da empresa farmacêutica.

– A empresa não possui em toda sua existência nenhuma movimentação financeira ilícita irregular – ressaltou.

Ela também criticou as acusações da imprensa de que teria envolvimento com a organização criminosa. E sustentou que não é citada nos inquéritos da Polícia Federal que investigam o grupo liderado por Carlinhos Cachoeira. Segundo disse, a administração das empresas ligadas a ela é de sua responsabilidade e o rendimento é compatível com a sua renda declarada.

– É de conhecimento as acusações que pesam contra mim. Mas essas acusações estão muito distantes de mim – enfatizou.

Munida de decisão favorável ao pedido de habeas corpus impetrado no STF para permanecer em silêncio na CPI, Andréa explicou, no início da reunião, que apresentaria alguns pontos de sua defesa à CPI, mas informou que não responderia a nenhum questionamento feito pelos integrantes da comissão.

Autor: Agência Senado – 08/08/2012 – 11h32 CPIs – Cachoeira – Atualizado em 08/08/2012 – 11h33
Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/08/08/ex-mulher-de-cachoeira-nega-envolvimento-com-organizacao-e-aceita-falar-em-reuniao-secreta

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

agosto 8, 2012 às 12:21 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: