Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Seis deputados do Democratas estão entre os mais influentes do Congresso, segundo DIAP

with one comment

Deputado gaúcho Onyx Lorenzoni. Há 10 anos entre os 100 mais influentes do Congresso segundo o DIAP. (Foto: Sidney Lins)

ACM Neto, Aberlardo Lupion, Pauderney Avelino, Ronaldo Caiado, Rodrigo Maia e Onyx Lorenzoni fazem parte dos “Cabeça 2012”, lista dos parlamentares que lideram o processo legislativo a partir da pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Seis deputados do Democratas estão na lista dos “Cabeças 2012” do Congresso Nacional, conforme pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (16), pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). ACM Neto (BA)- líder da bancada -,Aberlardo Lupion (PR), Pauderney Avelino (AM), Ronaldo Caiado (GO), Rodrigo Maia (RJ) e Onyx Lorenzoni (RS) aparecem como protagonistas do processo legislativo, segundo a pesquisa. De acordo com o DIAP, são considerados “Cabeças” do Congresso os parlamentares que se diferenciam dos demais por qualidades, como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações.

Nesta 19º edição da pesquisa, foram selecionados 61 deputados e 39 senadores totalizando os 100 congressistas mais influentes do parlamento. Além disso, o deputado democrata Mendonça Filho (PE) aparece na relação dos parlamentares em ascensão, categoria que inclui congressistas que começam a se destacar no desempenho legislativo. Entre 13 partidos que figuram a lista, o Democratas aparece em quarto lugar no número de parlamentares selecionados. O senador do Democratas do Rio Grande Norte, José Agripino Maia, também está entre os “Cabeças 2012”.

“Quero manifestar minha satisfação em estar mais uma vez nessa lista. Essa indicação serve como mais um estímulo para o meu trabalho como parlamentar. Também vejo como um reconhecimento da minha atuação como líder da oposição e da minha coerência ideológica em minha atividade no Congresso”, pontuou o líder do Democratas na Câmara, ACM Neto. Outros deputados do partido também comemoraram a inclusão na lista do DIAP:

O reconhecimento do DIAP é muito importante porque faz um acompanhamento seja no plenário, seja nas comissões de uma maneira crítica dos parlamentares que são formuladores e debatedores e exercem liderança no parlamento. Tenho a felicidade de estar nessa lista desde meu primeiro mandato (2003-2007) fruto do meu trabalho e empenho. Isso certamente é mais um estímulo”, Onyx Lorenzoni.

“É muito gratificante fazer parte dessa lista. É o reconhecimento de um trabalho que justifica o mandato. É uma honra participar mais uma vez”, Abelardo Lupion.

“Fico honrado com essa indicação e dedico nosso esforço ao povo do Amazonas”, Pauderney Avelino.

Seleção

Conforme definição do DIAP, os “Cabeças” são operadores-chaves do Poder Legislativo, nos quais suas preferências, decisões, iniciativas ou vetos prevalecem no processo decisório da Câmara dos Deputados ou Senado Federal. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas com os próprios parlamentares, jornalistas, assessores das duas Casas do Congresso, cientistas e analistas políticos no período de fevereiro a julho de 2012. Houve ainda, segundo a instituição, uma análise criteriosa das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência de citações na imprensa, entre outros.

Também são consideradas posições ocupadas no Congresso, como liderança, vice-liderança, presidência de comissão e partido político, relatoria de projetos de lei e direção na Câmara e Senado. Na visão do DIAP, portanto, os protagonistas do Congresso são aqueles que exercem real influência no processo decisório do parlamento. Entre os escolhidos, o instituto definiu a característica principal de cada um: debatedor; articulador-organizador; formulador; negociador e formador de opinião.

Deputados do Democratas por categoria do “Cabeças 2012”

Antônio Carlos Magalhães Neto – BA Debatedor
Abelardo Lupion – PR Negociador
Pauderney Avelino – AM Debatedor
Ronaldo Caiado – GO Debatedor
Onyx Lorenzoni – RS Debatedor
Rodrigo Maia – RJ Debatedor

Saiba mais sobre os “Cabeças 2012” do Congresso Nacional: www.diap.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

agosto 16, 2012 às 8:12 pm

Publicado em Democratas

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. muito me orgulho em pertender ao Democratas e disputar as próximas eleições,tendo como suporte nomes de peso como voçês. continuem assim,estão de parabéns !!!! quem sabe nesta próxima eleição o povo acorda e faz uma renovação em massa!
    antonio alves de freitas neto,candidato a vereador pelo Democratas,em São Paulo.

    antonio alves de freitas neto

    agosto 19, 2012 at 3:54 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: