Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

O custoso resgate da “vergonha na cara”

leave a comment »

(Fonte: humorpolitico.com.br)

O que nunca existiu, e possivelmente continue não existindo para os beneficiários dos atrevidos e escandalosos esquemas de desvio de verbas públicas, é vergonha na cara. Talvez valha a pena tentar lembrar o que ela quer dizer. É uma frase típica de muitos pais e mães usada para repreender a criança quando esta transgride normas básicas de comportamento, por exemplo “Meu filho, tu não tens vergonha na cara?”, ou “Te falta mesmo é vergonha na cara!”. Desta expressão de nossa língua deriva o “sem vergonha”, que não tem nada a ver com o desinibido, e sim com aquele que não se intimida mesmo diante de uma forte transgressão da moral ou, quem comete atos vergonhosos ou dignos de vergonha por toda a sociedade. Precisamos resgatar a noção de certo e de errado que foi distorcida pela lógica da “revolução petista”, que considera desejável romper com leis, com princípios básicos da administração pública e com o que chamamos de moral; tudo em nome de seu projeto “revolucionário”, que nada mais é do que um projeto de permanência no poder custe o que custar.  Agora estamos aprendendo bem o quanto custa este projeto, a que a população está sendo submetida para que ele se mantenha e o quanto teremos que nos esforçar, em todos os âmbitos do poder, para resgatarmos a vergonha na cara. 

(abaixo segue a reportagem do Jornal do Brasil sobre o julgamento do mensalão)

STF se prepara para segunda etapa do julgamento do mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu ontem (30) a primeira das sete etapas do julgamento do chamado mensalão – Ação Penal 470 -, condenando cinco réus. O último a votar foi o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que destacou a existência de “provas robustas”. O julgamento será retomado na segunda-feira (3), sem a presença do ministro Cezar Peluso, que completa 70 anos e vai para a aposentadoria compulsória.

No dia 3, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, dará continuidade à  leitura de seu voto sobre a imputação do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira aos dirigentes do Banco Rural. Esse item se refere diretamente à ex-presidenta do Banco Rural Kátia Rabello, ao ex-vice-presidente da instituição José Roberto Salgado, ao ex-diretor da nVinícius Samarane e à ex-executiva do órgão Ayanna Tenório.

Ao iniciar a leitura do voto, Barbosa cita a denúncia, mencionando o crime de gestão fraudulenta, que consistiu na concessão de empréstimos supostamente simulados para o financiamento do esquema de compra de apoio político e lavagem dos valores ilicitamente movimentados. Para o Ministério Público Federal,  os dirigentes foram coniventes ao ocultar o real risco dos créditos concedidos.

O ministro-relator relator disse que os documentos “examinados em conjunto revelam a violação dolosa de normas legais e infralegais aplicáveis à espécie”. Segundo ele, no laudo de exame contábil, o Banco Rural não observava as exigências relativas aos cadastros dos seus clientes, especialmente do Partido dos Trabalhadores, da SMP&B Comunicação e da Graffiti Participações.

Para Barbosa, o Banco Rural manipulou dados sobre os empréstimos concedidos em 2003 às empresas de Marcos Valério e ao PT. Segundo ele, a instituição “extraviou dezenas de microfichas de livros, balancetes diários e balanços, incluindo todas as do segundo semestre de 2005”. O ministro-relator disse ainda que foi ocultada a movimentação referente ao mês de novembro de 2004.

O ministro-relator apontou ainda a ausência de levantamento de dados contábeis confiáveis das empresas e entidades tomadoras dos empréstimos e seus avalistas e a utilização de dados discrepantes em empréstimos diversos.

Autor: Agência Brasil
Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/08/31/stf-se-prepara-para-segunda-etapa-do-julgamento-do-mensalao/

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

agosto 31, 2012 às 10:33 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: