Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Quanto maior mais emPACado. #ObrasDoPac

leave a comment »

PAC empacado!Desperdiçar, desviar e usar mal o dinheiro público estão virando especialidades do desgoverno Lula/Dilma. O festival multimilionário de assaltos aos cofres dos governos estaduais e federal, que vemos todos os dias descritos em detalhes nas transmissões do julgamento do mensalão e da CPMI do Cachoeira, é pago com o SANGUE dos brasileiros que morrem por falta de assistência médica, por falta de segurança, por falta de educação e apoio a infância. O governo liderado por terroristas e sequestradores não poderia ser um governo de respeito pela integridade das pessoas e pela moralidade. O amadurecimento político do Brasil está custando bem caro, está custando vidas. As cenas de violência e chacina que vemos no oriente médio, nos desdobramentos da primavera árabe, se repetem nas periferias brasileiras, nas obras que usam trabalho escravo, nas filas de postos de saúde, nos embates entre gangues de marginais, traficantes, assaltantes, mafiosos que se infiltram no poder e fazem toda sorte de negócios ilegais envolvendo até mesmo as autoridades que deveriam combater estas atividades.  

Grandes obras do PAC são campeãs de irregularidades, diz relatório do TCU

Uma lista enviada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao Congresso Nacional junto com o Projeto da Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2013 aponta que as principais obras tocadas pelo governo federal, como a Refinaria Abreu e Lima, a Ferrovia Norte-Sul e a transposição do Rio São Francisco, são reincidentes em irregularidades e desperdício de dinheiro público. As irregularidades apontadas pelo tribunal em 25 obras somam R$ 19 bilhões. Só as 16 reincidentes podem ser responsáveis pelo desvio de R$ 17 bilhões, mais do que o investimento previsto para o Ministério dos Transportes no ano que vem, por exemplo.

Os técnicos do TCU recomendaram que as 25 obras fossem paralisadas ou tivessem verbas retidas em 2013 até que as irregularidades, como superfuramento, sobrepreço, projeto mal elaborado e licitações fraudulentas, sejam sanadas e que não haja mais prejuízos aos cofres públicos. O órgão deve formalizar uma lista definitiva em novembro e, até o fim de dezembro, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) analisará cada caso, ouvindo as justificativas dos gestores, para decidir se as obras devem ser interrompidas. Na maioria das vezes, os parlamentares descartam as irregularidades após essa etapa. Na análise do Orçamento deste ano, a lista do TCU continha 26 obras, mas apenas cinco foram paralisadas. No entanto, 16 voltaram a apresentar problemas e constam, agora, entre as relacionadas para ficar de fora do Orçamento 2013.

Com atraso de dois anos, obra da Refinaria Abreu e Lima tem quase metade do seu orçamento sob suspeita (Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press – Vista aerea do Complexo Industrial Portuario de Suape. Na foto, Refinaria Abreu e Lima)

Autores: Adriana Caitano e Leandro Kleber
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/09/11/interna_politica,321842/grandes-obras-do-pac-sao-campeas-de-irregularidades-diz-relatorio-do-tcu.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: