Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Medo da justiça? #ZéDirceu

leave a comment »

(Charge do humorpolitico.com.br)

O eleitor brasileiro precisa de uma resposta da justiça no sentido de reestabelecer a confiança na validade das leis para todos. A justiça brasileira pune pobres de forma muito eficaz, mas existe uma desconfiança generalizada na sua eficiência para punir poderosos, mafiosos ligados a governos e os muito ricos. Em países onde a democracia é mais consolidada e o Estado de direto fundamentado em bases doutrinárias sólidas ricos e pobres, negros e brancos, autoridades e cidadãos comuns respondem igualmente por seus atos. Todos são iguais perante a lei, este fundamento é permanentemente distorcido pela lógica “revolucionária” do PT, de inspiração maquiavélica, em que os fins são justificados pelos meios, o que, sabemos, não tem nada a ver com democracia, estado de direito e justiça. É mais que hora do Brasil inaugurar uma nova era em que a impunidade  não seja o porto seguro de corruptos e corruptores. Abaixo segue a reportagem da Folha de São Paulo sobre os “temores” do ex-ministro que, suspeita-se fortemente,  articulou um dos mais escandalosos e atrevidos esquemas de desvio de verbas públicas.

Dirceu diz a Lula não ter esperança de conseguir absolvição no Supremo

O ex-ministro José Dirceu afirmou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outros aliados que não espera mais ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão.

Prestes a ser julgado pelo STF, Dirceu disse ainda que está preparado até para a hipótese da prisão. Não porque existam provas contra ele, mas pela tendência esboçada pela corte, afirmou Dirceu. Quatro interlocutores do ex-ministro relataram à Folha conversas em que Dirceu se diz “preparado para o pior”. Uma delas ocorreu há dez dias durante reunião com Lula, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos e o petista Sigmaringa Seixas.

Na conversa, Dirceu repetiu que, do ponto de vista técnico, o Supremo não teria como sustentar sua condenação. Mas, na opinião dele, o julgamento trilha um caminho político. O grupo, que se reuniu no domingo retrasado, chegou a discutir o uso de recursos que possam reverter a decisão do Supremo, os chamados embargos infringentes.

Thomaz Bastos fez uma exposição sobre as próximas etapas na corte. Foi debatido ainda o impacto do julgamento nas eleições municipais. Na avaliação dos participantes, há reflexo negativo, especialmente nas grandes cidades, mas outros partidos, como o PSDB, não estão imunes ao desgaste. No caso dos tucanos, por causa do “mensalão mineiro”, que envolve o empresário Marcos Valério em campanha de Eduardo Azeredo em 1998.

CONFIANÇA

Procurada, a assessoria do ex-ministro da Casa Civil afirmou que “José Dirceu está confiante em sua absolvição pelo STF, pois é inocente das acusações que lhe são feitas na ação penal 470. É o que tem dito sempre que conversa sobre o julgamento”.

O STF começa, no próximo capítulo de julgamento, a analisar as acusações de corrupção ativa e passiva imputadas a deputados da base aliada, relativas à compra de apoio político no Congresso. Esse item, o quarto a ser analisado (e sexto da denúncia da Procuradoria), diz respeito à prática de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo PP, PL (hoje PR), PTB e PMDB. Essa etapa ocorrerá quando o tribunal terminar de julgar a denúncia relativa ao crime de lavagem de dinheiro contra dirigentes do Banco Rural e pessoas ligadas a Marcos Valério.

Se conseguir concluir o julgamento desse capítulo sem usar toda a sessão de quinta-feira, o relator Joaquim Barbosa poderá entrar ainda nesta semana na questão do mensalão propriamente dita.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1152050-dirceu-diz-a-lula-nao-ter-esperanca-de-conseguir-absolvicao-no-supremo.shtml

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

setembro 12, 2012 às 6:37 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: