Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Receita de #VergonhaNaCara: Zé Dirceu ao molho vermelho com estrelas.

leave a comment »

O resgate da moralidade, da vergonha na cara é um dos mais importantes processos de depuração política desde que foi aprovada a constituição de 1988, assim como um resgate da própria credibilidade da justiça e de nossos fundamentos jurídicos mais básicos, como o de que todos são iguais perante a lei. Os cidadãos brasileiros estão atentos, e é bom que corruptos e corruptores pensem duas vezes antes de promoverem suas maracutaias: a era da impunidade de pessoas que enriqueceram saqueando os cofres públicos está vendo o seu fim se aproximar. Ainda assim, muito teremos que vigiar, denunciar, investigar e julgar antes que cheguemos a níveis de moralidade com o dinheiro público que vemos em países que consolidaram suas democracias no meio do século XX, no pós-guerra. Abaixo segue a reportagem do Estadão sobre o voto de Joaquim Barbosa que poderá condenar o todo-poderoso ex-ministro Zé Dirceu.

Barbosa vai votar pela condenação de Dirceu

Um enredo de indícios e provas começará a ser contado nesta segunda-feira pelo relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, para condenar parlamentares e ex-deputados por terem recebido dinheiro para apoiar o governo Lula. O fim dessa história será o voto, provavelmente na quinta-feira, pela condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado pelo Ministério Público como mentor do mensalão e acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha e um dos 23 réus citados nessa fatia do processo.

Para chegar a essa conclusão, conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Joaquim Barbosa reconstituirá toda a cadeia de fatos que levaria o mensalão para dentro do governo. O relator deve relembrar o contexto da vitoriosa eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, com os problemas financeiros da campanha e as dificuldades de montar uma base de apoio parlamentar sólida ao governo recém-empossado.

O ministro vai relatar as negociações políticas com os partidos que teriam sido conduzidas por Dirceu, passando pelas reuniões na Casa Civil com dirigentes do Banco Espírito Santo e do Banco Rural na presença do empresário Marcos Valério ou tendo-o como intermediário. O primeiro banco teria sido procurado para saldar dívidas do PT e o segundo, usado pelo esquema para distribuir recursos às siglas aliadas.

Na falta de provas cabais, como admitiu o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, provas indiciárias (com base em indícios) e depoimentos serão fundamentais para os ministros que decidirem pela condenação de Dirceu. No atual capítulo, o ex-ministro responde nove vezes por corrupção ativa.

Os ministros do Supremo vão decidir se Dirceu comprou o apoio político de parlamentares do PP, PMDB, PTB e do extinto PL. O Ministério Público se vale de mais de 60 depoimentos e documentos, como laudos e perícias contábeis, para mostrar que o ex-ministro, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e o núcleo publicitário comandado por Valério comandaram o esquema que teria corrompido as votações das reformas tributária e previdenciária no Congresso.

Ao votar pela condenação de Dirceu, Barbosa terminará de sepultar o que alguns ministros já consideram ultrapassado: a alegação de que o valerioduto foi um esquema para financiar despesas não contabilizadas de campanha. Prevalecerá entre os ministros, como admitem advogados e antecipam os magistrados, a versão de que o mensalão foi uma forma de o governo Lula, a partir de seu homem forte, Dirceu, formar uma sólida base de apoio.

“Havia um claro projeto de perpetuação do poder”, disse um ministro da Corte, ao destacar que Valério “vendeu a tecnologia” usada antes no mensalão mineiro, com o então candidato ao governo Eduardo Azeredo (PSDB).

Autor: RICARDO BRITO E FELIPE RECONDO – Agência Estado

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,barbosa-vai-votar-pela-condenacao-de-dirceu,931737,0.htm?p=2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: