Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

US$ 25 milhões em paraísos fiscais para presidente da Casa da Moeda? E o PT tenta abafar??? #maracutaia

leave a comment »

(Charge: letrasdeplantao.blogspot.com)

Dizer que a presidenta coniventa faz FAXINA é uma das piadas mais escancaradas deste país. Faxina onde? Só na fachada, só limpa a sujeira que aparece muito na imprensa, o resto, deixa como está até que apareça, enquanto isso o dinheiro jorra aos bilhões para fora do governo e para dentro de entidades que promovem a propaganda oficial e o projeto de poder para sempre do PT. Nem Hitler em seus sonhos mais delirantes conseguiu uma proeza destas: uma máquina de propaganda que absorve todos os impactos da mais completa falta de vergonha na cara. O mais absurdo é que muitos querem que acreditemos que o problema da corrupção não era de conhecimento amplo da Presidenta Coniventa, que ela fica sabendo pela imprensa dos desvios multi milionários dentro de seus ministérios e das comissões milionárias pagas ao presidente da Casa da Moeda. O caso de Danucci é mais um na coleção dos “escandalosos e atrevidos esquemas” de financiamento do poder petista, este parece envolver até o pescoço o presidente da Casa da Moeda. O fato do governo querer que tudo “corra em sigilo” já circunstacia e nos faz desconfiar fortemente de que tem muito a ser escondido da opiniõa pública.  Abaixo segue a reportagem da Folha de São Paulo sobre as “comissões” depositadas fora do país que podem somar até 25 milhões de dólares.

Ministério da Fazenda oculta sindicância na Casa da Moeda

Seis meses após abrir uma sindicância para investigar uma suspeita de corrupção na Casa da Moeda, o Ministério da Fazenda encerrou o caso sem punir nem inocentar dirigentes e decretando sigilo sobre a investigação.

Embora não tenha chegado a nenhuma conclusão, segundo a Folha apurou, a Fazenda se recusou a encaminhar ao Congresso o resultado da sindicância. “É preciso preservar a honra, a dignidade, a imagem e a vida privada das pessoas”, argumenta.

A sindicância foi aberta em fevereiro deste ano, após a Folha revelar que o então presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, havia constituído “offshores” em paraísos fiscais que supostamente receberam US$ 25 milhões de comissão de empresas fornecedoras do órgão.

Denucci foi demitido num sábado, por um servidor do terceiro escalão do Ministério da Fazenda, quando a pasta descobriu que o jornal publicaria o caso.

A saída provocou desgaste ao ministro Guido Mantega (Fazenda),  que foi cobrado pelo Congresso a explicar por qual razão manteve o dirigente no cargo mesmo tendo sido alertado um ano antes das possíveis irregularidades.

Uma das ações do ministro para responder às críticas foi a abertura da sindicância.

SIGILO BANCÁRIO

O resultado, contudo, é tratado como sigiloso até para os parlamentares. A Fazenda se valeu do seguinte argumento para não compartilhar o resultado da sindicância com o Congresso: “A informação solicitada, em tese, trata de fato protegido por sigilo bancário”, respondeu o ministro Mantega, em ofício encaminhado ao deputado Rubens Bueno (PPS-PR), seguindo parecer da Procuradoria da Fazenda.

A pasta informa que todas as sindicâncias são sigilosas porque os resultados são preliminares. E que segue recomendação da CGU (Controladoria Geral da União) sobre esse procedimento.

No mesmo ofício, a Fazenda alegou a necessidade de preservar a honra das pessoas. O PPS estuda ingressar com mandado de segurança para ter acesso à sindicância.

A Fazenda deverá compartilhar a sindicância com a Polícia Federal que, a pedido do Ministério Público, investiga o caso desde fevereiro.

O ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci não foi localizado para comentar o assunto.

Autores(as): ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE SÃO PAULO

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1154238-ministerio-da-fazenda-oculta-sindicancia-na-casa-da-moeda.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: