Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Alimentos devem encarecer, mas Dilma não alivia impostos sobre a cesta básica.

leave a comment »

Falta de apoio ao produtores, grande quantidade de impostos em toda a cadeia produtiva de alimentos, falta de compromisso do governo com a alimentação da população, falta de investimento na infra estrutura para o escoamento da produção; todo este quadro faz com que as pessoas no Brasil (país produtor) paguem caro para se alimentar. A reportagem do Jornal do Brasil, que segue, aponta para este quadro de encarecimento do preço de grãos no mundo todo. Mesmo com este quadro que favorece o produtor brasileiro, a presidente Dilma VETA a redução de impostos sobre alimentos, penalizando os mais pobres. 

Produtos como trigo, milho, soja e carnes devem ficar mais caros

Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, os preços dos produtos agrícolas estão em movimento de ascensão. Trigo, milho, soja e arroz tendem a ficar mais caros nos próximos anos e os valores não deverão voltar aos patamares mais baixos, afirmaram especialistas nesta terça-feira em São Paulo. Outros produtos que deverão ficar mais caros são as carnes bovina, suína e de frango.

O aumento nos preços está relacionado com o aumento da demanda, causado pelo consumo maior vindo dos países emergentes. Neste cenário, a tendência é que o preço do petróleo também aumente, causando impacto em praticamente toda a cadeia produtiva, segundo estimativa do americano Robert Hoff, conselheiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Porém, para o ex-secretário do Tesouro dos EUA Lawrence Summers, a alta definitiva dos preços ainda não é certa, pois depende do crescimento do mercado mundial.

Já para o atual deputado federal Reinhold Stephanes – e ex-ministro da Agricultura – e para João Pacheco, diretor de agricultura da Comissão Europeia, há uma visível “curva” de aumento nos preços dos itens agrícolas, que deve impactar na inflação. “Para mim, é uma tendência que veio para ficar”, disse Stephanes durante o Global Agribusiness Forum, evento que reúne empresários, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola em São Paulo (SP).

Autora: LIVIA WACHOWIAK JUNQUEIRA, Direto de São Paulo
Fonte:  http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201209252309_TRR_81612764

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: