Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

O dito “país sem miséria” só existe na propaganda do governo, desigualdade brasileira é a 12ª pior do mundo.

leave a comment »

(Charge compartilhada de nanihumor.com)

O dito “país sem miséria” só existe na propaganda do governo. Quem observa a economia brasileira, e vê a queda de empregos, a alta de alimentos, de impostos, de tarifas e juros sufocantes sabe que o Brasil tem muita desigualdade e que as famílias passam por momentos de muito arroxo econômico no país da “presidenta coniventa”. Abaixo segue a reportagem do Jornal do Brasil sobre a desigualdade no Brasil, que é uma das piores do mundo.

Desigualdade brasileira está entre as 12 mais altas do mundo

A desiguldade no Brasil está entre as 12 mais altas do mundo, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea). Apesar do resultado ruim, o País atingiu em 2011 o menor nível de desigualdade desde 1960.

Segundo o Ipea, a diminuição da desigualdade é medida pelo índice Gini, que começou a baixar no País a partir de 2001. Após 30 anos de desigualdade “inercial”, o índice baixou a partir daquele ano, passando de 0,610 em 2001 para 0,539 em 2009.

De acordo com a pesquisa, entre 2001 e 2011, a renda per capita dos 10% mais ricos aumentou 16,6% em termos acumulados, enquanto a renda dos mais pobres cresceu 91,2% no mesmo período, mostrando que a renda dos 10% mais pobres cresceu 550% mais rápido que a dos ricos.
O estudo aponta que desde o final da recessão de 2003, a economia brasileira cresceu todos os anos, acumulando 40,7% até 2011. A taxa de crescimento do Produto Interno bruto (PIB) per capita acumulada foi de 27,7%.

Fonte: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201209251928_TRR_81612091

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: