Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Dia Mundial da Alimentação: produtores de alimentos do Brasil são penalizados e até criminalizados.

leave a comment »

É sempre bom lembrar que fome se combate mesmo com AGRICULTURA FORTE.

No dia da alimentação é o momento certo de refletirmos sobre de que forma tem se incentivado, ou pelo menos facilidato, a vida de quem produz alimentos no Brasil. O (des)Governo petista quer culpar a qualquer coisa pela seu fraco desempenho no fomento da produção de alimentos, menos admitir sua incompetência, sua falta de capacidade de  planejar e implementar políticas de fomento a produção de alimentos. Recentemente a presidente Dilma vetou a desoneração de impostos sobre os produtos da cesta básica, de forma recorrente vemos decisões de governo que penalizam quem produz alimentos como este veto, para não mencionar os gargalos de infra estrutura que dificultam o escoamento da produção, a falta de apoio técnico ao produtor, e até mesmo a desapropriação de terras produtivas em situações questionáveis, como as que vemos promovidas pela FUNAI e o Incra. É difícil acreditar que o setor que leva a balança comercial nas costas, que é a melhor perspectiva econômica do Brasil, o maior gerador de empregos do Brasil (a suinocultura sozinha emprega mais que todas as montadoras de automóveis) seja CRIMINALIZADO e tratado como assunto menor, ou as vezes até como caso de polícia. A QUEM INTERESSA ESTA POLÍTICA AGRÍCOLA? Certamente não aos que querem alimentos mais acessíveis na mesa dos brasileiros e muito menos aos que entendem o momento da agricultura no Brasil e no mundo. Segue a reportagem da agência Câmara sobre o seminário de controle de alimentos de origem animal.

Começa seminário sobre controle de alimentos de origem animal

Começou há pouco o seminário “Os sistemas de controle dos alimentos de origem animal: bases para a saúde pública e o agronegócio do Brasil”. O evento foi solicitado pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

De acordo com Gomes de Matos, entender o novo sistema de controle de alimentos de origem animal “é fundamental para garantir a segurança alimentar da população”, além de manter a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo.

Recentemente, o Governo Federal alterou o sistema de fiscalização. Desde julho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento permite aos estados e municípios realizar o controle e comercializar seus produtos em todo o País. Anteriormente apenas o ministério fazia esse trabalho.

O seminário ocorre no Plenário 6.
Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/AGROPECUARIA/427915-COMECA-SEMINARIO-SOBRE-CONTROLE-DE-ALIMENTOS-DE-ORIGEM-ANIMAL.html

Link relacionado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Alimenta%C3%A7%C3%A3o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: