Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#EducaçãoPolítica: Mensalão vira jogo na internet com Barbosa atirando em condenados.

leave a comment »

“Brincando com coisa séria”.  Brincadeiras, jogos e livros escritos para o grande público em linguagem acessível ajudam a politizar, são essenciais no processo de educação política. A sociedade brasileira tem um enorme preconceito conta o tema “política”, enquanto como sociedade não vencermos esta bloqueio estaremos legando aos mal intencionados a prática da política, e ficaremos a mercê da picaretocracia que domina e infesta a administração federal de crimininosos muito bem organizados.  Segue a reportagem do Estadão sobre o jogo inspirado no julgamento do mensalão.

Mensalão vira jogo na internet com Barbosa atirando em condenados
No game, Lewandowski atrapalha o relator e o ex-presidente Lula aparece na tela cercado por interrogações

Fonte: Estadão

O processo do mensalão serviu de inspiração para jovens de uma empresa de games do Rio de Janeiro. Eles colocaram no ar hoje um jogo virtual em que o relator, ministro Joaquim Barbosa, é o personagem principal. O game já teve mais de 5 mil jogadores cadastrados no Facebook e a meta dos criadores é superar a marca de 100 mil acessos.

“A gente está sempre ouvindo que jovem não liga para o mensalão, para a política. Fizemos esse jogo para mostrar que jovem tem sua voz e não está satisfeito com que temos na política”, disse Rubens Blajberj, um dos sócios da empresa PlayerUm.

O jogo, chamado de “A batalha do Mensalão” segue a lógica do clássico Space Invaders, game dos anos 70 em que o jogador tinha de matar alienígenas invasores. Na versão, o jogador controla o relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) atirando contra o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério. Dirceu e Genoino valem 50 pontos, enquanto os operadores Valério e Delúbio 10.

Existem ainda outros dois personagens no game. O ex-presidente Lula passa por cima da tela cercado por interrogações. “O Lula é um convidado especial, afinal, ele não sabe de nada”, brinca Rubens. Quem conseguir acertar o ex-presidente ganha 1.000 pontos. O outro personagem é o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, que votou pela absolvição de Dirceu e Genoino. Sua função no jogo é atrapalhar Barbosa.

Autor: Eduardo Bresciani para a Agência Estado
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,mensalao-vira-jogo-na-internet-com-barbosa-atirando-em-condenados,944216,0.htm

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

outubro 16, 2012 às 3:21 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: