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Liberdade | Democracia

#Segurança das crianças no trânsito #cadeirinha

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(Foto compartilhado do Correio Braziliense)

A segurança das crianças no trânsito é um foco importantíssimo que não podemos perder ao legislar sobre equipamentos de segurança para carros, motos, bicicletas, skates, patins, patinetes. O trânsito brasileiro está passando por uma mudança de perfil, tanto em grandes centros urbanos, quanto no campo. Temos mais veículos e uma variedade maior de tipos de transporte. Reconheço que é fundamental dar guarida a todos que querem se transportar de formas alternativas, é um exercício da liberdade, e este exercício da liberdade deve vir acompanhado da evolução da legislação, para que a liberdade seja plena. Já proponho PL que obriga o uso do capacete para quem anda de skate, patins ou patinetes. A cadeirinha já é obrigatória, mesmo assim precisa ser adotada de forma massiva, não só para carros, mas para bikes e outras formas de transporte sobre rodas. Também temos que ter este foco, da segurança das crianças no trânsito na hora de elaborarmos programas de educação para o trânsito, tanto para condutores quanto para pedestres. Segue a importante reportagem escrita por Ana Beatriz Lisbôa sobre a importância da cadeirinha para crianças. 

Cadeirinha para crianças reduziu número de acidentes, mas precisa melhorar

Cynthia Berberian e as duas filhas: “Elas nem pensam em sair sem” (Foto compartilhado da reportagem do Correio Braziliense)

A avaliação dos dois anos da entrada em vigor da chamada Lei da Cadeirinha traz duas constatações conflitantes: ao passo em que ela contribuiu decisivamente para reduzir o número de mortes de crianças em acidentes de trânsito, especialistas cobram modificações para suprir brechas claras na legislação. Dados do Ministério da Saúde revelaram que o uso obrigatório do dipositivo levou à redução em 23% no número de mortes de crianças com até 10 anos de idade, no primeiro ano de aplicação da Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por outro lado, a exigência que é feita aos veículos domésticos não se estende, por exemplo, aos transportes escolares — uma falha, segundo especialistas.

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que a aplicação da Lei da Cadeirinha, até aqui, deve ser considerada positiva. O número de óbitos passou de 296, entre 2009 e 2010, para 227, entre 2010 e 2011. De setembro de 2005 a agosto de 2011, foram registrados 1.556 óbitos de crianças até 10 anos, resultando em uma média anual de 267,9 crianças mortas no trânsito enquanto ocupavam veículos. De acordo com o Ministério da Saúde, é a primeira vez em seis anos que existe queda no número de mortes. A resolução entrou em vigor em 1º de setembro de 2010.

Autora: Ana Beatriz Lisbôa
Fonte: Correio Braziliense

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Written by onyxlorenzoni

outubro 22, 2012 às 3:17 pm

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