Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Obras emPACadas são a regra, e não a exceção. #PAC2

leave a comment »

(Compartilhado do istoepiaui.blogspot.com)

A Sra. Miriam Belchior, quando fez o balanço das obras do PAC, não teve nenhuma vergonha de reconhecer que atrasos fazem parte da regra do jogo. Só se for na regra do jogo da incompetência. Uma das grandes dificuldades que o Brasil vive hoje é justamente a questão da logística, que impede o escoamento rápido da nossa safra, que dificulta o acesso de nossos produtos a nossos portos e aeroportos, e que estabelece uma dificuldade quase intransponível quando o Brasil vai competir com o resto do mundo nas suas exportações.  O PAC com a Dilma presidente tem, neste ano, o menor número de recursos em investimento e o menor volume de execução. Portanto, O PAC que o governo usa como um dos mecanismos,  inclusive quando sai do Brasil para contar sobre como é que o Brasil combate a crise, um dos argumentos é que governo tem um forte programa de investimentos em grandes obras públicas, estruturantes, que é um verdadeiro fracasso. E só para não ser um verdadeiro fracasso a Sra. Ministra, e a Sra. Presidente da República, ficam reclassificando as obras, por que existe uma normativa onde se coloca a obra no prazo adequado, a obra está em atenção, a obra é preocupante. Quando a obra atrasa o que faz o governo? Vai resolver o gargalo? Vai cobrar eficiência? Vai reduzir o aparelhamento da máquina para as coisas funcionarem? Não. Dilata o prazo da obra e carimba a obra como adequada com um novo prazo a ser cumprido. A incompetência administrativa está no DNA do governo Lula e do governo Dilma. Por quê? Por que o governo não consegue abrir mão do aparelhamento da máquina pública. O Brasil já é quase campeão mundial em número de ministérios, com 39 ministérios, e o resultado é o que nós estamos vendo aqui, obras emPACadas. Os brasileiros querem eficiência. A população brasileira exige que exista capacidade gerencial, agilidade nas obras, recursos a tempo. Para tirar um produto de qualquer unidade produtiva e levar até um porto, aeroporto, ou porto aeroporto é caro e retira a competitividade dos produtos brasileiro. Portanto o Brasil tem que melhorar e parar de dar desculpas para o povo brasileiro, tem que trabalhar Ministra Belchior.

Miriam Belchior diz que atrasos em obras do PAC 2 são “regras do jogo”
BRASÍLIA – Em quase dois anos, metade do tempo previsto para a conclusão dos serviços, o programa atingiu menos da metade das obras concluídas…

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avaliou nesta segunda-feira (19) que os atrasos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) fazem parte “da regra do jogo”. Em quase dois anos, metade do tempo previsto para a conclusão dos serviços, o programa, atingiu até setembro, menos da metade das obras concluídas. Até o momento, 38,5% dos empreendimentos foram entregues.

“O atraso [da obra] é da regra do jogo, tem que se verificar o tamanho proporcionalmente à obra. O que avaliamos é a criticidade, em alguns casos é mais sério que outro. Por exemplo, obra paralisada por decisão judicial, para nós é risco maior que a obra retomada com atraso, não tem mais sentido classificá-la [obra com atraso], como preocupante”, comentou.

Para melhorara o “monitoramento”, o ministério adotou uma tabela de controle, considerando valores gastos, no qual considera que 92% das obras estão concluídas. “Se eu considerar valor, do nosso ponto de vista, este é o melhor critério para avaliar as obras do PAC, 92% estão concluídas”, disse a titular da pasta.

A tabela, que considera valores, indica que 74% das obras estão com andamento adequado, 6% estão em estado de atenção e 2% em estágio preocupante. Apenas 18% dos serviços estão concluídos. A segunda etapa do programa, investiu, até o momento, R$ 385,9 bilhões. Dados do balanço, divulgado hoje, apontam que foram gastos R$ 272,7 bilhões com obras finalizadas.

Autor: Agência Brasil
Fonte: DCI

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

novembro 20, 2012 às 8:58 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: