Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

#CPMI do #Cachoeira: amanhã será votado relatório, não vamos engolir pizza. #pizzanão

leave a comment »

Mais de 500 requerimentos sequer foram votados pela CPMI e já se tem até um relatório. Entre os requerimentos que foram ignorados estão aqueles que pedem a quebra de sigilo de empresas laranja ligadas a Delta e ao esquema Cachoeira-Cavendish, este esquema é claramente de desvio de verbas públicas e tem que ser investigado. Testemunhas chave como Luis Antonio Pagot, em cuja oitiva ele confessou ter usado seu cargo no DNIT para pedir as empreiteiras  que prestavam serviços ao governo doações  em dinheiro a campanha de Dilma Rousseff, nem mesmo é mencionado no relatório.  Dados sobre a Delta, seu aumento patrimonial, sua ligação ao DNIT, sua relação com Carlos Cachoeira e empresas laranja, entre outras situações, não são adequadamente descritas no relatório do deputado Odair Cunha. Não aceitamos blindagem e omissões do relator quanto a questões que foram exaustivamente tratadas na CPMI. Abaixo segue uma tabela do SIAF que, em meu entendimento, deveria estar neste relatório e a reportagem da Agência Câmara sobre a votação de amanhã. 

tabela1

Os valores pagos pelo Governo Federal a DELTA são, principalmente, provenientes do DNIT, evidenciando a relação forte entre a empresa e o departamento do ministério dos transportes.

tabela2

Para evidenciar a forte relação entre DNIT e a empresa DELTA, comparam-se os percentuais recebidos por esta empresa com os valores recebidos pelo conjunto formado pelas grandes construtoras contratadas pelo DNIT, o qual denominou-se “Grandes Construtoras”.

tabela3

A Delta tem uma acensão a jato, e de forma inexplicável o que era uma pequena e inexpressiva empresa vira uma das maiores construtoras do mundo em alguns anos. Isto tem que ser investigado e explicado, pois, como está evidenciado, existe uma relação muito nebulosa entre o DNIT, a Delta e empresas laranjas para as quais foram repassados mais de 400 milhões de reais.

Relatório da CPMI do Cachoeira pode ser votado na quarta

O relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), pode ser votado na quarta-feira (5), em reunião marcada para as 10h15. Na semana passada, Cunha apresentou nova versão do parecer, sem o pedido de indiciamento de jornalistas e de investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Com as alterações, o relatório final pede o indiciamento de 29 pessoas e a responsabilização de 12 agentes com foro privilegiado na Justiça.
Na última reunião, Cunha apenas leu o resumo do parecer, de 89 páginas, antes de ser aprovado o pedido de vista coletivo pelo período de cinco dias úteis. Segundo o relator, a mudança foi possível porque o indiciamento de jornalistas e a investigação de Gurgel não eram questões centrais, como o “núcleo da organização criminosa”. “Esse relatório, com as alterações que fizemos, significará a intenção da maioria da comissão”, afirmou.

A CPMI se reunirá na sala 2, da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado.

Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/431583-RELATORIO-DA-CPMI-DO-CACHOEIRA-PODE-SER-VOTADO-NA-QUARTA.html

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

dezembro 4, 2012 às 6:06 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: