Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Uma pizza gigante que nos custa o rombo da Delta Construções nos cofres públicos. #CPI #Cachoeira

leave a comment »

pizza_abrigo1

A pizza que cobre o ROMBO que a Delta está causando nos cofres públicos, em várias esferas da administração está nos custando bilhões de reais, saídos do bolso do contribuinte.

Tivemos o pior desfecho possível na CPMI do Cachoeira, ficamos sem relatório. Um absurdo inexplicável diante da montanha de evidências de que a Delta Construções, organizada por Fernando Cavendish, é o mais escandaloso esquemas de rapinagem dos cofres públicos que já se viu, com cifras que fazem os prêmios da loteria parecerem trocados. Os tentáculos da Delta construções se mostraram muito fortes, longos e, agora mais do que nunca suspeitamos, operam a partir de um núcleo de poder conectado aos mais altos escalões do Governo Federal. Ao Brasil está sendo negado o direito de saber a verdade, de saber para onde foram os quase meio bilhão de reais depositados em contas de empresas laranja da Delta, dinheiro que foi desviado e lavado. Falta manutenção em estradas, em obras de infraestrutura no Brasil todo, em contrapartida empilham-se cifras bilionárias que somem nos ralos da corrupção instalados na Delta Construções. Ao público a única coisa que se divulga são pesquisas de satisfação subjetivas, que em nada refletem a realidade e a objetividade dos números de nossa economia e administração pública. Segue a reportagem da Agência Câmara de Notícias.

CPMI do Cachoeira conclui trabalhos sem responsabilizar suspeitos
Colegiado aprovou relatório paralelo que remete investigações para a Polícia Federal e o Ministério Público. Texto do relator, Odair Cunha, foi rejeitado. Para ele, a comissão terminou em “pizza geral”.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira rejeitou, nesta terça-feira (18), o relatório oficial, do deputado Odair Cunha (PT-MG), por 18 votos a 16, e aprovou o relatório paralelo do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), por 21 votos a 7. Os trabalhos do colegiado foram encerrados em seguida. O resultado levou a uma série de protestos dos integrantes da comissão, para os quais a comissão terminou em pizza. Essa foi, inclusive, a avaliação do relator. “Foi uma pizza geral”, disse Cunha.

O relatório aprovado, que tem apenas uma página e meia, não cita nenhum nome de investigado, critica o trabalho da comissão e diz que a investigação deve ser feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF). Pitiman declarou que seu parecer o deixava com a consciência tranquila por não ter condenado inocentes nem absolvido culpados. Esse argumento foi citado por diversos deputados favoráveis ao relatório.

Conforme o relatório aprovado, serão enviados para o MPF e a PF todos os documentos em poder da CPMI, inclusive os dados relativos às quebras de sigilo fiscal, telefônico e bancário, o relatório de Odair Cunha e outros quatro relatórios paralelos apresentados por integrantes da comissão. O texto paralelo prevê também a formação de uma comissão de deputados e senadores para acompanhar as investigações futuras, no âmbito das duas instituições.

“É um nada, que não leva a lugar nenhum, não tem nenhum efeito prático”, criticou Odair Cunha, ao definir o texto aprovado. Ele argumentou que seu relatório foi rejeitado porque “houve na comissão uma articulação para blindar o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB, e a empreiteira Delta”.

O relator afirmou que cedeu em tudo que podia, para tentar viabilizar a aprovação do seu relatório, mas que isso não foi o bastante. “Queriam que eu retirasse a Delta e o Perillo. Isso não posso fazer, pois se trata das ramificações empresarial e política da organização criminosa” comandada pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, justificou.

Cunha sustentou ainda que o resultado significou “uma clara omissão diante de um número gigantesco de provas colhidas pela comissão”.

Na primeira votação desta terça, a comissão havia aprovado por unanimidade um requerimento do relator que já previa o envio de toda a documentação da CPMI para o Ministério Público e a Polícia Federal.

Discussão
Discursaram contra o relatório de Pitiman os deputados Silvio Costa (PTB-PE) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Costa disse que a comissão fabricou uma pizza com “t”, de trapalhada. Ele contestou o envio de documentos para o Ministério Público. “Isso já veio de lá. É uma piada, uma brincadeira. Não dá para transformar a CPMI numa papagaiada dessas”, declarou.

Discursaram a favor do texto aprovado os deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Armando Vergílio (PSD-GO). Vergílio ressaltou que informações novas foram colhidas pela comissão, como as quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de diversos investigados. Segundo ele, o texto consegue reunir o pensamento da CPMI, para que a comissão não passe em branco. Sávio acrescentou que é uma falácia afirmar que relatório de Pitiman não acrescenta nada.

Após o encontro, Lorenzoni (DEM-RS) criticou a reunião desta terça. “O que vimos foi um circo triste e lamentável”, disse. O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) declarou que houve “um acordão” durante a madrugada, patrocinado pela “bancada da Delta”, para derrotar o relatório de Odair Cunha.

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), por sua vez, afirmou que os governadores Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, e Marconi Perillo se uniram à Delta para rejeitar o relatório. “Hoje foi o dia em que o Congresso protagonizou uma das maiores vergonhas de sua história”, afirmou.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que votou contra o relatório oficial, disse que o texto de Cunha era direcionado contra adversários do PT e protegia os maiores corruptos. “Não havia outra alternativa a não ser rejeitar”, comentou.

Confira cronologia dos trabalhos da CPMI do Cachoeira.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

dezembro 18, 2012 às 7:01 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: