Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Nos EUA temos o abismo fiscal, no Brasil vige o cinismo fiscal #explicamantega

leave a comment »

É bom Mantega ter uma explicação razoável. O governo poderia ter assumido que teve um desempenho ruim e apresentar as medidas para contornar o problema, mas isto seria pedir demais de uma equipe que prefere empulhar a população com números maquiados sobre o seu desempenho e ficar imobilizado à sombra da mentira. A criatividade das contas de Mantega impressiona, contabiliza números não realizados, usa de forma estranha a projeção de resultados do BNDES, distorce a função do Fundo de Soberania, que no Brasil já nasceu todo torto. Maquiar números não é novidade, desde Lula temos este procedimento como padrão para os números apresentados sobre o desempenho do (Des)Governo. O Brasil está exausta das mentiras deste grupo criminoso que não vê limites na busca insaciável por poder. Segue a excelente reportagem da Agência Liderança do Democratas sobre a convocação de Mantega para explicar seus cálculos mirabolantes. 

Democratas quer convocar Mantega para explicar manobras fiscais

O deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) assinou, nesta terça-feira (8), requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para esclarecimentos sobre as manobras contáveis realizadas neste início de ano para se alcançar as metas fiscais do governo. O pedido de convocação será protocolado até amanhã (9) na Comissão Representativa do Congresso Nacional formada por deputados e senadores no período do recesso parlamentar, da qual Lorenzoni é membro.

Manobras como essa não são novidade, pois já são utilizadas desde o segundo governo do ex-presidente Lula. O que chama atenção agora é a magnitude dos números envolvidos e a falta de pudor daqueles que conduzem a política fiscal no País. Se nos Estados Unidos falou-se bastante em ‘abismo fiscal’, aqui podemos afirmar que, há algum tempo, sofremos de um verdadeiro ‘cinismo fiscal”, argumentou o democrata.

Onyx Lorenzoni definiu como altamente criativas manobras, como o saque de recursos do Fundo Soberano e a antecipação de dividendos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e Social e da Caixa Econômica. O Fundo Soberano foi criado em 2008 como uma poupança para momentos de crise e para investimentos em áreas estratégicas para o Brasil. Ao todo, o governo dispôs de R$ 12 bilhões do fundo para garantir o cumprimento da meta do superávit primário, economia feita para pagamento de juros da dívida. Com a também antecipação pelo Tesouro de R$ 15 bilhões em empréstimos ao BNDES – operação que afeta apenas os números de endividamento bruto – o banco pode fazer o adiantamento de dividendos de resultados que sequer ocorreram, colaborando para o inchaço artificial do caixa governamental.

“Considerando a missão fiscalizadora do Congresso, julgamos fundamental que o ministro esclareça os fatos relacionados a esses malabarismos fiscais que tanto abalam a credibilidade de nossas contas”, assinala o deputado.

Fonte:  Agência Liderança

(Compartilhado por humorpolitico.com.br)

(Compartilhado por humorpolitico.com.br)

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

janeiro 9, 2013 às 4:37 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: