Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Mantega, o mago do faz de conta não convence os analistas estrangeiros #explicamantega

leave a comment »

Os números da calculadora psicodélica de Mantega não convence analistas internacionais. (Imagem compartilhada de weheartit.com)

Os números da calculadora psicodélica de Mantega não convencem  analistas internacionais. (Imagem compartilhada de weheartit.com)

O jeitinho para fazer os números da economia brasileira parecerem mais favoráveis não convence os analistas internacionais. O excessivo intervencionismo do (des)Governo Dilma na economia afugenta bons investidores, aqueles que querem trazer investimentos voltados para a produção (que geram empregos) e atrai só os especuladores que gostam de arriscar com o juros estratosféricos do Brasil (pagos com o dinheiro do contribuinte). A miopia econômica da cartilha dilmista esquece do básico: empregos se geram quando existem empreendimentos competitivos que se sustentam da competitividade e não apesar dela. Enquanto o barco afunda os magos da equipe econômica da presidente preferem maquiar números, fazer parecer que está tudo bem e ficam assistindo os principais investimentos dos quais o governo faz parte perderem valor, atratividade e liquidez; ao exemplo da Petrobrás (empresa que mais perdeu valor em 2012) e das próprias obras da Copa (que deveriam atrair investimentos privados ao invés de serem movidos à base de polpudos investimentos públicos). Segue a reportagem do Jornal do Comércio sobre a desconfiança gringa em relação aos cálculos mágicos de Mantega para as contas do governo brasileiro.

Mantega é profissional do ‘jeitinho’, diz jornal inglês

O blog dedicado aos mercados emergentes do jornal britânico Financial Times, o Beyondbrics, publicou no fim da noite de terça-feira (15) um texto crítico aos procedimentos adotados pela equipe econômica brasileira. “Com o crescimento ainda lento e os preços subindo mais rápido do que o esperado, o Banco Central do Brasil e o Ministério da Fazenda também estão se tornando profissionais do ‘jeitinho'”, diz o texto, ao comentar que o famoso ‘jeitinho brasileiro’ chega agora à economia.

Com a ressalva de que tudo o que o governo tem feito é legal, o texto destaca a entrevista dada na terça-feira (15) pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, à Rádio Estadão como exemplo do ‘jeitinho’ aplicado à economia. “O prefeito de São Paulo disse à Rádio Estadão que Mantega pediu para adiar o aumento na tarifa de ônibus por alguns meses para não prejudicar a inflação”, diz o texto. “Com o aumento da taxa de juro fora de questão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também está trabalhando com alguns ‘jeitinhos’ para controlar a inflação”, diz o texto.

Para o blog do Financial Times, o ministro brasileiro é algo como um “especialista no jeitinho”. “Ele passou os últimos dois anos ajustando impostos no País para microgerenciar o crescimento e a moeda. As metas fiscais do Brasil também foram alvo de um pouco de criatividade”, cita o texto.

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=113835

(Compartilhado de humorpolitico.com.br)

(Compartilhado de humorpolitico.com.br)

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

janeiro 16, 2013 às 6:28 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: