Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Alguém aqui esquece que o povo cubano tem sido calado, tem sido silenciado, tem sido humilhado? @youtube

leave a comment »


Onyx Lorenzoni condena ataques sofridos no Brasil pela cubana Yoani Sánchez

O democrata criticou duramente a conivência do governo brasileiro com as agressões feitas por militantes do PT e do PCdoB a blogueira em sua visita ao País

O deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) condenou hoje (19) as agressões sofridas pela blogueira Yoani Sánchez desde que chegou ao Brasil ontem. Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o parlamentar criticou duramente a conivência e responsabilidade do governo aos ataques direcionados a jornalista por militantes de partidos de esquerda, como PT e PCdoB.

“Estranho o silêncio do governo brasileiro no momento em que assistimos a blogueira cubana Yoani Sánchez ser atacada de maneira violenta no País por grupos identificados partidariamente e, inclusive circula a informação, de que assessores da presidência da República estariam participando dessas mobilizações”, repudiou Lorenzoni. “Essa moça tem um grande mérito que é o de enfrentar a mais sanguinolenta, cruel, vil, torpe e corrupta ditadura que a América já conheceu em toda a sua história”, completou o democrata.

Onyx Lorenzoni reforçou que é fundamental o parlamento brasileiro se manifestar para defender o direito constitucional de liberdade de expressão ao contrário da atitude do governo Dilma. “O governo do partido dos trabalhadores protegeu, acarinhou, acobertou o assassino condenado pela justiça italiana, Cesare Battisti, e assassina  a democracia brasileira ao não proteger Yoani Sánchez. Que pena que a democracia brasileira se presta neste momento para dar respeito e abrigo a um bandido chamado Fidel Castro e se nega a proteger uma jovem indefesa que tem como única arma a palavra e seu sonho de liberdade”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Íntegra do Discurso na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, aqueles que acompanham esta sessão, solicito que a Casa registre, nos órgãos de comunicação e no Programa A Voz do Brasil, pronunciamento que farei agora.

Eu estranho — e acho que a maioria da população brasileira também estranha — o silêncio do Governo brasileiro, o Governo da Presidenta Dilma, no momento em que assistimos à blogueira cubana Yoani Sánchez ser atacada no País, de maneira violenta, por grupos organizados e identificados partidariamente. Inclusive circula informação de que assessores do Governo, assessores da Presidência da República estariam participando dessas mobilizações para agredir essa moça, que tem um grande mérito: o de enfrentar a mais sanguinolenta, cruel, vil, torpe e corrupta ditadura que a América já conheceu em toda a sua história.

Ou alguém aqui esquece que o povo cubano tem sido calado, tem sido silenciado, tem sido humilhado e usa da mesma ironia fina e da mesma condição que Yoani Sánchez usou no Brasil para enfrentar aqueles que de maneira absolutamente violenta tentam calar uma jovem voz que batalha pela liberdade?  Yoani Sánchez ao falar sobre os seus detratores em Feira de Santana, no Recife, por onde ela andava o que dizia Yoani Sánchez? Eu gostaria que no meu País fosse permitido esse tipo de manifestação, que fosse permitido às pessoas expressar sua contrariedade. Mas não, o Governo Dilma, o Governo do PT protegeu um bandido chamado Cesare Battisti, assassino condenado pela justiça italiana e pela justiça internacional. Protegeu, acobertou, acarinhou um assassino! E assassina, ao não proteger uma jovem indefesa, e talvez até estimule, através de sua militância, as agressões, quem sabe com agentes do serviço secreto cubano dentro do Brasil atuando para fazer essa mobilização e agredir essa jovem.  Quero lembrar que,na minha cidade de Porto Alegre, em 2011, ela foi convidada pelo Instituto de Estudos Empresariais, num estudo de pensamentos liberais, afazer uma palestra sobre a sua atuação política em Cuba.

O governo cubano não permitiu. Não podia liberar Yoani Sánchez para falar sobre democracia, liberdade, sobre o sonho que ela tem de um país diferente. Mas pode liberar agora, acertado com o Governo do Partido dos Trabalhadores, para aqui tentar humilhá-la, para aqui tentar agredi-la, para aqui tentar calá-la. Eu creio que a maioria da população brasileira quer que Yoani Sánchez saiba que o Parlamento brasileiro não se calou diante desse momento, e que estamos aqui para defender, na democracia brasileira, o direito de cada um expressar aquilo em que acredita.  Essa é a essência da democracia. Ou Dilma Rousseff esqueceu que o princípio democrático mais valioso é aquele que diz que mesmo não concordando com uma vírgula daquilo que tu dizes, eu te garantirei o direito de dizeres integralmente aquilo que estiver no teu coração ou na tua mente?
É disso que estamos falando. O Governo que protegeu o bandido e assassino Cesare Battisti não protege Yoani Sánchez.

Por isso, Sr. Presidente, o Democratas, através de uma manifestação de autoria do Deputado Mendonça Filho, neste plenário, irá solicitar a proteção dessa jovem cubana, porque a última vez que o Partido dos Trabalhadores, no Governo do então Presidente Lula, tomou uma atitude, foi para pegar dois boxeadores cubanos — eles vieram ao Rio de Janeiro disputar o PanAmericano e pediram asilo no Brasil —, colocando-os dentro de um avião e mandando-os de volta a Cuba, para agradar ao cruel, torpe e vil assassino de cem mil cubanos que se chama Fidel Castro. Que pena que a democracia brasileira neste momento, para dar respeito e abrigo e a um bandido chamado Fidel Castro, se nega a proteger uma jovem indefesa, que tem como única arma a palavra e o seu sonho de liberdade.

Fonte:  Câmara dos Deputados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: