Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Sacolas de compras podem virar mecanismos de coleta seletiva #leionyx #leidoonyx

with one comment

Sacolas de compras podem virar mecanismos de coleta seletiva
Caberá ao poder público desenvolver campanhas educativas para conscientizar sobre a importância de utilização adequada das sacolas plásticas no padrão de cores estabelecido

Sacolas que hoje são um problema na coleta de lixo, podem virar solução e até levar recados sobre como usar o sistema de coleta seletiva de lixo, com informações para os usuários sobre pontos de coleta e formas de separar o lixo.

Sacolas que hoje são um problema na coleta de lixo, podem virar solução e até levar recados sobre como usar o sistema de coleta seletiva de lixo, com informações para os usuários sobre pontos de coleta e formas de separar o lixo.

O Projeto de Lei 4194/12, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), obriga os fabricantes de sacolas plásticas utilizadas no comércio a utilizar o sistema de cores proposto pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conoma) para a coleta e separação de resíduos.

Cores

Por meio da Resolução 275/01, o conselho estabeleceu o seguinte padrão de cores a ser utilizado para identificação dos recipientes e transportadores usados na coleta seletiva:

– Azul: papel e papelão;

– Vermelho: plástico;

– Verde: vidro;

– Amarelo: metal;

– Preto: madeira;

– Laranja: resíduos perigosos;

– Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

– Roxo: resíduos radioativos;

– Marrom: resíduos orgânicos; e

– Cinza: resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não passível de separação.

Contribuição

Lorenzoni argumenta que ainda não existem alternativas economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis para substituir as sacolas plásticas. Com isso, afirma que o objetivo da medida é minimizar os danos que causam ao meio ambiente, “transformando os milhões de unidades fabricadas e distribuídas anualmente em mecanismo de coleta seletiva de resíduos”.

De acordo com o deputado, a proposta nasceu de uma sugestão do artista plástico Pedro Drimm. Preocupado com o uso adequado e racional das sacolas

plásticas utilizadas para a embalagem e transporte de mercadorias adquiridas no comércio, ele denominou a proposta de “Lei das Cores”.

O projeto prevê que caberá ao poder público desenvolver campanhas educativas para conscientizar sobre a importância de utilização adequada das sacolas plásticas no padrão de cores estabelecido, com a finalidade de facilitar a seleção adequada de resíduos, sua reciclagem e preservar o meio-ambiente.

Tramitação

O projeto tramita apensado ao PL 1862/07, do ex-deputado Jurandy Loureiro (PSC-ES) , que prevê a etiquetagem de produtos nacionais ou estrangeiros, alertando o consumidor sobre os graus de impacto ambiental.

As proposições estão sendo analisadas pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; em caráter conclusivo.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/sacolas-de-compras-podem-virar-mecanismos-de-coleta-seletiva/73240/

As sacolas hoje são um problema na coleta de lixo, podem virar a solução.

As sacolas hoje são um problema na coleta de lixo, podem virar a solução.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Caro Deputado o grande problema das sacolas plásticas, que levam uma eternidade para deteriorar se no solo, não são as sacolas, porque as sacolas são matérias mortas, o maior problema do lixo em nosso País e simplesmente a educação do povo, enquanto o Legislativo e o Executivo que ultimamente só enxergam seu próprio umbigo, não der uma educação condizente como imaginavam Darci Ribeiro e Leonel Brizola, e resumiu se ao Senador Cristóvão Buarque, que solitariamente defende a causa, eduquem o povo, com Salários dignos aos professores, escolas de turnos integrais, onde os pais não necessitem pagarem creches com seus minguados salários (de fome). De nada adianta os PTralhas darem sacolões a torto e a direito não: estes objetivo de alimentarem dignamente as classes menos favorecidas, é uma falácia, o que buscam em uma luta incessante é o voto, para que seu governo UTÓPICO perpetue se no poder, em homenagem a Chaves e os irmãos Castros

    Jorge Gabriel Kuhn

    fevereiro 28, 2013 at 11:56 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: