Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Supersafra é para exportar, em vez de ficar parada no porto

leave a comment »


Há um ditado popular que diz que cavalo encilhado não passa duas vezes. É um alerta bem claro de que as oportunidades devem ser aproveitadas quando elas surgem. Melhor dizendo. Que devemos estar “prontos” para as oportunidades.

O Brasil tem perdido várias oportunidades, por não ter se preparado para elas. O cenário econômico internacional, por exemplo, já foi extremamente favorável para nós. Mas diferente dos demais países emergentes nós patinamos em crescimento. Perdemos oportunidade de crescer de forma robusta até mesmo quando comparados com nossos vizinhos latino-americanos. Essa realidade me revolta tanto como brasileiro e quanto como parlamentar da oposição. Mas ainda assim desejo me ater a “outra oportunidade” que está passando.

No momento em que o Brasil exportará a maior safra agrícola de sua história, a nossa precária infraestrutura fica ainda mais evidente. Existe um número inaceitável de obstáculos para um país marcado por uma história de produção de alimentos. Obstáculos que deveriam ter sido superados há tempo como consequência justamente dessa nossa vocação. Mas as notícias nos mostram o tempo todo como estes obstáculos seguem nos vencendo. Recentemente, uma das maiores comercializadoras de soja da china cancelou uma encomenda de 2 milhões de toneladas. O motivo? Uma sucessão de 10 atrasos em carregamentos de cargas.

ALBERT_CHINA_TRADE_122816gVivemos uma contradição esdrúxula. O campo produz como nunca, mas temos todo tipo de dificuldade para exportar.  Do campo ao porto, transportamos as cargas prioritariamente em caminhões em vez ferrovias ou hidrovias; e em estradas precárias; não dispomos de silos de armazenamento em quantidade adequada; o custo para embarcar é indesculpavelmente mais caro no Brasil do que nos portos chineses; o número de portos é pequeno para um país com a nossa dimensão e com o nosso potencial agrícola e exportador. Essa é apenas uma parte dos gargalos e atrasos que freiam o brasil.

Entretanto, de todas as falhas a mais chocante é curiosamente a mais simples de resolver. Também é aquela que demonstra de maneira mais clara a falta de visão dos últimos governos. As autoridades aduaneiras funcionam apenas 8 horas por dia, em vez de ser uma atividade ininterrupta como ocorre nos portos chineses e demais grandes portos do mundo.  As cargas precisam ser vistoriadas para serem exportadas, mas elas ficam paradas esperando que os fiscais retornem em horário comercial. O resultado é evidente no Brasil o tempo médio para o desembaraço aduaneiro é de 5 dias e 12 horas, enquanto a média mundial é de 3 dias e os portos modernos o fazem em tempo bem menor.

Para o Brasil crescer de fato devemos favorecer que ele cresça. Devemos apoiar potência produtiva e exportadora que é nosso país, mas isso se faz com ações concretas em vez de discursos. É justamente por isso que não acontece. O oportunismo eleitoralesco  do PT e a falta de uma visão moderna de mundo e de país os impede de enxergar além dos anos 60.  Ninguém precisa ser gênio para concluir que o investimento em mais equipes das entidades anuentes (Anvisa, Ministério da Agricultura e receita federal) funcionando 24 horas por dia é irrisório comparado com o ganho em agilidade nas nossas exportações. Mais chocante é constatar que a legislação prevê esse funcionamento ininterrupto desde 1966, mas essa lei não se transformou em realidade.  As obras de infraestrutura que Brasil precisa e que deviam ter sido começadas e concluídas há muito tempo são demoradas. No entanto, agilizar a burocracia com mais equipes é uma ação de rápida solução e de rápido impacto.  Em relação aos portos do Brasil, isso é o mínimo a ser feito, mas o mínimo precisa ser feito.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

março 31, 2013 às 4:59 pm

Publicado em ### artigos

Tagged with , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: