Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Garantimos agilidade nos portos e mais exportações

leave a comment »

Tive a felicidade de ver aprovada uma modificação na Medida Provisória dos Portos (MP 595/2012 ) que terá grande impacto no desempenho econômico do Brasil. A emenda tratou de corrigir um absurdo que se perpetuava a muito tempo. Enquanto o transporte de cargas funcionava 24 horas por dia, as estruturas de fiscalização  (entidades anuentes: Anvisa, Ministério da Agricultura e receita federal) funcionavam em horário comercial. As cargas tinham que esperar o dia seguinte para serem fiscalizadas e autorizadas para exportação.

Um pais exportador não deveria compactuar com uma perda de produtividade e de competitividade desse grau. Essa emenda torna obrigatória a atividade das entidades anuentes em 24h por dia e deve promover uma redução de 50% do tempo de despacho das cargas nos portos.

O Brasil tem um potencial fantástico de produção de alimentos. Entretanto, ainda falta muito para que tenhamos um potencial de exportação à altura da nossa capacidade de produzir. Para isso, governo precisa mudar de atitude. Precisa parar de “inaugurar promessas” e passar a entregar as obras.  A infraestrutura exige uma visão de futuro e investimentos de longo prazo. Temos que garantir estradas adequadas, ferrovias que saiam do papel, maiores silos para estocagem, portos em maior quantidade e mais modernos.

Como eu havia dito em um post anterior. O funcionamento da fiscalização em 24 horas era o mínimo a ser feito, mas o mínimo precisava ser feito. Agora que o mínimo está encaminhado, vamos lutar para impedir que a inoperância do governo continue nos atrasando e nos impedindo de  crescer.

Leia também o posta anterior sobre essse assunto: Supersafra é para exportar, em vez de ficar parada no porto

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

abril 25, 2013 às 6:10 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: