Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Compromissos atrasados, empréstimos e festa pra comemorar

leave a comment »

É obrigação de qualquer pessoa que se envolva com a política fazer a leitura atenta dos fatos. Vejam só que curiosa é esta nota de hoje na Rosane de Oliveira na Zero Hora.

Coluna de Rosane de Oliveira 04/04/2013

Trecho da página de Rosane de Oliveira em Zero Hora – 04/06/2013

Dia de festa? Dia do prefeito no palácio do Piratini? Tarso faz “afago”?

Ora tudo isso dá a entender que estamos falando de um “presente” de algo que está sendo dado e não de uma obrigação ou de algo que estava combinado. Afinal é um “afago”, um carinho.

O governo atual apenas (e finalmente)  está pagando aquilo de que estava devedor. Aquilo que havia combinado, mas ainda não tinha honrado.

A leitura superficial dos fatos é ruim para a política e para a sociedade. E é muito útil para o populismo. As verbas decididas na consulta popular estavam em atraso há dois anos.

Então vejamos os fatos com atenção. Dos 337 milhões de reais que estão sendo comemorados, R$ 219 milhões fazem parte do valor da consulta popular que ainda não tinha sido pago.

E os R$ 118 milhões? É financiamento de 88 projetos. Financiamento é empréstimo. E sendo empréstimo, os Municípios precisarão devolver o dinheiro.

Então. Tarso paga uma dívida da Consulta Popular e empresta dinheiro. Comemoração ou obrigação?

Tarso - Um Governo que não Faz 02A paralisia do governo Tarso é tal que quando cumpre aquilo que foi combinado e que estava atrasado há dois ano é motivo de festa.

Os prefeitos não tem alternativa a não ser participar do evento. Afinal a forma PT de governar centraliza cada vez mais recursos na união, empobrecendo os municípios. E, ao mesmo tempo em que faz isso, cria novas obrigações para as prefeituras assumirem. Os prefeitos ficam com mais compromissos e despesas, e com menos dinheiro. Para ter acesso aos recursos tem que fazer política em Brasília e encaminhar os seus projetos para o governo federal decidir se são dignos de receber recurso. Esse é o berço do poder autoritário, do favorecimento, do compadrio e da corrupção que surge como  como meio de vencer a burocracia.

 

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

junho 4, 2013 às 12:31 pm

Publicado em ### artigos

Tagged with , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: