Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

O caminho, o pedágio e o “faz de conta que agora vai ficar bom”

leave a comment »

Essa era uma briga política antiga: durante a campanha de 98 o PT dizia, “Olívio é o caminho, Brito é o pedágio. O PT venceu a eleição, mas não conseguiu quebrar os contratos com as concessionárias. Ao longo de 15 anos, enquanto governos entraram e saíram da discussão sobre os pedágios, a população seguiu pagando, cada vez mais. De uma forma ou de outra todos desejavam o fim dos pedágios.

pedagioO fim dos contratos aconteceu justamente em mais um governo do PT e deu a Tarso a possibilidade de renegociar ou abrir as cancelas. Ele preferiu deixar a negociação de lado e “encampar” os pedágios. Só não teve a oportunidade de abrir as cancelas em “grande estilo”, porque a própria concessionária de Farroupilha abriu antes dele chegar para o ato político. Era o cumprimento de uma promessa de campanha. Ou quase.

A bem da verdade, a única praça de pedágio que será extinta é a de Farroupilha. As demais seguirão, com tarifas mais baixas. Mas, não muito mais baratas. O que era R$ 7 passará a R$ 5,20. Mas essa redução de preço terá seu custo. Como consequência dessa economia os serviços que as concessionárias prestavam e com os quais nos acostumamos deixarão de ser prestados.

Tarso disse que vai mostrar à sociedade, que administra melhor os pedágios. Pouco provável, uma vez que sua primeira medida foi desautorizar o Daer e criar uma nova estatal (EGR) para acomodar a companheirada. Nem tem receita e já saiu fazendo despesas. A administração petista de estatais não tem um bom retrospecto.
No Brasil conseguiram a façanha de afundar a Petrobras e aqui no estado a UERGS agoniza sem professores e sem orçamento.

 

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

junho 5, 2013 às 9:15 am

Publicado em ### artigos

Tagged with , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: