Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

O que está acontecendo?

with 4 comments

ABr17062013TMZ0029

Tomaz Silva/ABr

Há uma grande perplexidade com os recentes protestos no Brasil. Perplexidade com um movimento que a maioria não consegue compreender e com a violência que tomou conta das ruas. O que está acontecendo? O que querem estes manifestantes? Se não é pelos 20 centavos, então por que motivos marcham dezenas de milhares de pessoas em nossas cidades?

A dificuldade em compreender o movimento vem de sua natureza difusa, da descentralização de sua mobilização via redes sociais e da falta de lideranças que estejam efetivamente coordenando as manifestações. Há lideranças insuflando os protestos, mas estas não possuem comando sobre eles nem sequer são reconhecidos como seus líderes.

Temos que ouvir a voz das ruas. Ela não apresenta uma pauta de reivindicações específicas. O que ela vocaliza é uma pauta de reclamações, de queixas, de contrariedades. Acredito que, apesar da aparente dispersão, a voz das ruas é bastante clara. Imagine um paciente que tem inúmeros e diversos sintomas de uma enfermidade que não se identificou. Quando olhamos para os sintomas podemos ficar confusos. No entanto, quando conseguimos identificar a sua origem, tudo se encaixa e faz sentido.

E qual é então a origem, a essência de todas essas manifestações com uma pauta tão diversa. É o descontentamento. Um descontentamento com a política que é praticada em nosso país. Uma inconformidade com autoridades públicas que estão orientadas para seus interesses e negociatas em vez de priorizar com eficiência as necessidades da população.

Não é por acaso que os manifestantes estão rechaçando a participação de partidos políticos. Esse é um movimento da sociedade brasileira. Por certo que há partidos infiltrados no movimento e que tentam tomar para si os protestos. Mas o movimento que está nas ruas é imensamente superior ao estopim do aumento das passagens de ônibus.

Nossa sociedade padecia de apatia. Um dos slogans muito usados é “o povo acordou”. Que bom. Que continue desperto e atento, mas sem desordem e violência.  A passividade, tão comum ao brasileiro, é um mal para a política. Sem o envolvimento da sociedade, sem sua cobrança, as autoridades públicas ficam livres para agir sem quaisquer constrangimentos. Quanto maior for esse distanciamento, maior será a margem para desmandos, indiferença e corrupção.

Alguns manifestantes alegam: “isso não é pelos 20 centavos, é por direitos”. Não se referem a novos ou a mais direitos. Reclamam o direito a serviços públicos de qualidade; exigem o respeito das autoridades que elegeram; demandam o direito de ser prioridade na atuação política e de ver o retorno dos impostos que pagaram. É o desejo de que, ao fim e ao cabo, a prosperidade dessa nação se traduza em qualidade de vida para seu povo e que as autoridades tenham nisso sua missão.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

junho 18, 2013 às 7:19 pm

Publicado em ### artigos

Tagged with , , , ,

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Para mim está muito claro, cansamos de ser espoliados, roubados (quando pagamos os impostos mais caros do mundo e nada recebemos de retorno), cansamos de ver a farra dos políticos com o dinheiro do nosso trabalho, políticos que debocham do povo aumentando seus salários e vantagens ao mesmo tempo que relegam ao povo o pior atendimento de saúde e educação. Cansamos de sermos tratados como retardados mentais. Não precisamos de lideres, a indignação é geral e levamos muito tempo para reagir. Isso tudo é um BASTA.

    Vera Regina Teixeira

    junho 19, 2013 at 9:18 pm

  2. Concordo plenamente! Deixem a fumaça espalhar,se diluir…Então será a hora dos políticos que foram contra a corrupção,que tiveram suas posições definidas quanto aos direitos do ser humano,que têm sua ficha limpa,enfim , que realmente mostram possuir” objetivos e ações concretas” visando o bem estar das pessoas,a liberdade,o respeito ao cidadão e à nação, se manifestarem.

    maria alice medina

    junho 19, 2013 at 9:41 am

  3. vamo Onix!!! é o teu momento … o povo nao acredita mais em PSDB, o PT tá perdendo credibilidade e se alguem cogitar ir mais para a esquerda deve ser louco. Precisamos de alguem mais liberal.

    Cristiano

    junho 18, 2013 at 8:03 pm

    • Concordo! Venho falando exatamente isto. Precisamos que os bons políticos sejam alternativas nas eleições presidenciais, para que o povo possa escolher certo.

      dpiresmont

      junho 19, 2013 at 2:49 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: